Hospedaria do HSPM comemora Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Há 10 anos ela dá assistência aos portadores de doenças crônicas

Equipe multiprofissional da Hospedaria do Hospital do Servidor Público Municipal

Por Erick Oliveira

No último sábado (11/10) foi celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A hospedaria de cuidados paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) comemora a data com trabalho e serviços voltados ao munícipe.

Responsável por acolher casos de portadores de doenças crônicas progressivas e potencialmente mortais, a hospedaria promove atividades para pacientes e familiares. As ações são elaboradas por uma equipe multidisciplinar e fundamentada nas orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Há 10 anos a Hospedaria acolhe pacientes encaminhados pelas clinicas e da Seção de Cuidados Paliativos do HSPM. A proposta é amenizar a dor e sintomas de pacientes e familiares, além de promover o acompanhamento físico, psicológico e conhecimentos sobre as doenças crônicas e terminais, a fim de propiciar mais qualidade de vida.

Atualmente a Hospedaria oferece 10 leitos em uma ampla e confortável casa próxima ao Parque da Aclimação. Ela dispõe de salas, banheiros, cozinha, quartos, varandas e jardim, propiciando um ambiente aconchegante e acolhedor distante da realidade hospitalar.

A Coordenadora da Seção Técnica de Assistência Domiciliar e da Hospedaria de Cuidados Paliativos, Dra. Dalva Yukie Matsumoto, ressalta a importância do trabalho da Hospedaria: “Vendo que seus pacientes estavam morrendo sem uma assistência de amenização dos sintomas e desconfortos, o HSPM criou a hospedaria de cuidados e paliativos. Trata-se de um local, uma alternativa para que o paciente e a família possam receber um atendimento humanizado e um apoio para lidar com a doença”, explicou Dalva.