Fórum de Saúde Mental de Parelheiros discute internação psiquiátrica

Tema de discussão foi a internação psiquiátrica como destino de crianças e adolescentes

Por Bruna Zanlorenzi

A Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros promoveu, no dia 30 de setembro, o Fórum de Saúde Mental para discutir o tema “Internação Psiquiátrica como destino de crianças e adolescentes”. O evento, que aconteceu no CAPS Infantil de Parelheiros, foi aberto à população e contou com a presença de representantes de diversos equipamentos de saúde.

A palestrante Flávia Blikstein, mestra em Psicologia da PUC/SP e pesquisadora da LASAMEC, apresentou sua pesquisa de mestrado intitulada “A internação psiquiátrica como destino de crianças e adolescentes”.

Flávia relatou uma de suas vivências que influenciaram sua pesquisa. Ela contextualizou o caso da criança M., internada em um hospital psiquiátrico por ver e entender o mundo de outra forma, através das suas limitações.

Através da história de vida de M., a pesquisadora começou a realizar a sua pesquisa, tendo o Hospital Pinel como objeto de estudo. Flávia analisou por oito anos prontuários de crianças e adolescentes e concluiu o trabalho entre os anos de 2005 e 2009. Neste período cerca de 450 crianças foram internadas.

“As crianças e adolescentes que eram encaminhadas pelos CAPSs para internação permaneciam por menos tempo confinadas em Hospitais Psiquiátricos. Os que eram direcionados por abrigos e instituições de acolhimento permaneciam por mais tempo”, afirmou Flávia. Segundo dados da pesquisa, do total de crianças e adolescentes internadas durante o período citado somente 3% dos que foram encaminhados pelos CAPSs e UBSs voltaram a ser internados.