Sarau do CAPS AD Capela do Socorro celebrou Dia Mundial da Saúde Mental

Evento terapêutico reuniu cerca de 70 pessoas

Por Mayara Carlis

Celebrado no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD) de Capela do Socorro com a realização da oitava edição de Sarau, que reuniu cerca de 70 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Segundo Jadson Ribeiro da Silva, educador físico da unidade, o sarause torna mais um elemento de um repertório terapêutico para o paciente “Os usuários encontram dificuldades no acesso ao lazer e a cultura e aqui eles podem produzir pinturas, poesias, fazer apresentações de danças e do que mais tiverem vontade, isso serve também para integrar todos os serviços da unidade. Quando decidido a data de um novo sarau os pacientes já começam as suas produções para apresentarem no dia, normalmente os sarais da unidade acontecem trimestralmente, e hoje foi especialmente comemorado no dia da saúde mental”, esclareceu Ribeiro.

Durante a manhã, os pacientes fizeram apresentações de canto, dança, recitaram poesias, espalharam pinturas pela unidade e ainda criaram uma“árvore das mensagens”, onde era possível deixar mensagens positivas para todos os que ali estavam presentes.

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia da Saúde Mental foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1992, com o propósito de conscientizar a população sobre os transtornos mentais e alertar para as necessidades específicas das pessoas com doenças mentais.