Parelheiros investe em capacitação do Conselho Gestor

30 conselheiros participam da 12ª turma

Na aula inaugural, cerca de 30 participantes estavam presentes, incluindo representantes dos três segmentos: gestor, trabalhador e usuário

Texto e foto por Mayara Carlis

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acredita e apoia a participação popular e o controle social na gestão. Por isto, ações que fortalecem a atuação dos Conselhos Gestores são incentivadas. A Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros, na região Sul de São Paulo, está realizando, desde o dia 12 de outubro, a 12ª turma de capacitação dos conselheiros gestores do território. Ao todo serão realizados sete encontros até o dia 7 de novembro. No final do curso, os participantes receberão um certificado de 40 horas.

Na aula inaugural, ocorrida no dia 12 de outubro, cerca de 30 participantes estavam presentes, incluindo representantes dos três segmentos: gestor, trabalhador e usuário. Deste dia, os presentes foram divididos em grupos para discutir qual o papel do conselho gestor, quais as maiores dificuldades e as obrigações para com a unidade de saúde.

“A capacitação propicia, minimamente, a condição de entender o papel do conselheiro gestor de saúde, pois o conselho é constituído por leis e obrigações. Este curso propicia um melhor entendimento desta esfera da saúde, pois a formação tem um começo, mas não tem um fim”, afirma Maria de Lourdes Simão da Silva, Supervisora de Saúde de Parelheiros.