Caminhada comemora Outubro Rosa na Região Sul

Atividade visa fortalecer mobilização popular em relação ao câncer de mama

Por Mayara Carlis e Tatiana Ferreira

Com o intuito de fortalecer a campanha do Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente comemorado em todo o mundo para evidenciar a luta contra o câncer de mama, a Supervisão Técnica de Saúde de M´Boi Mirim promove ações de conscientização da população, empresas e outras entidades. Nesta quarta-feira (29/10), às 8h, será realizada uma caminhada com usuárias e profissionais das UBSs Vila Calú, Capela e Horizonte Azul e UBSI Vera Cruz.

O ponto de encontro para a caminhada será na UBS Vila Calú, de onde o grupo sairá rumo à UBS Integral Vera Cruz, onde, por volta das 9h, será realizada uma palestra sobre Câncer de Mama e violência Intra-Familiar e de Gênero. A Avon disponibilizará algumas camisetas cor de rosa para serem usadas na atividade.

Caminhada do bem

No último dia 24/10, a Supervisão realizou palestra e caminhada para conscientizar a população sobre a doença, que afeta milhares de mulheres ao redor do mundo inteiro. “O intuito de promover essa palestra e a caminhada, que teve início na Supervisão e acabou no Hospital de Campo Limpo, foi de passar alguns dados importantes sobre a doença para os profissionais. Também visou mobilizar a população local contra a doença, que atinge cada vez mais as mulheres do mundo inteiro”, ressaltou Dra. Lygia Cecília Cunha, Supervisora de Saúde de M´Boi Mirim.

Durante a palestra, com participação de cerca de 30 profissionais da área da saúde e ministrada por Ana Paula Olivati, do Instituto Oncoguia - associação sem fins lucrativos, criada para ajudar pacientes com câncer -, foram transmitidas informações e esclarecidos alguns mitos sobre a doença para os profissionais da área de saúde da supervisão.

“As principais coisas que as pessoas precisam saber são: Conheça o seu risco de ter a doença, a genética pode influenciar muito para o desenvolvimento desta patologia; faça exames de rotina, eles são muito importantes e, se, o câncer for detectado precocemente, a taxa de cura é muito mais elevada; Conheça as suas mamas, saiba o que é normal para você, pois é muito importante ficar atento aos sinais de alerta que seu corpo transmite; e por fim: escolha hábitos saudáveis, pessoas acima do peso têm mais predisposição para desenvolver câncer”, afirmou Ana Paula.

A palestrante listou ainda alguns itens importantes para garantir uma vida saudável: não fumar, procurar formas de se livrar do estresse, beber muita água, limitar o consumo de bebidas alcoólicas, ficar atento com os doces, ter atenção com os suplementes nutricionais e praticar atividades físicas regularmente.