Região Sul encerra celebrações do Dia Nacional do Idoso

UBS Vila Marcelo, em Parelheiros, realizou Baile da Saudade

Pela primeira vez em 78 anos, Maria do Céu Quirina Silva dançou. Ela espera que o evento tenha outras edições para que ela possa se divertir

Texto e foto por Bruna Zanlorenzi

Além de celebrar o dia do Outubro Rosa, este mês foi marcado pelo Dia Nacional do Idoso (1º), data criada para fomentar o debate sobre a situação do idoso no país, seus direitos e as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. Ao longo de todo o mês, várias unidades de saúde da região Sul promoveram ações envolvendo saraus, oficinas de artesanatos, caminhadas, práticas integrativas, atividades físicas e palestras educativas.

Coube a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Marcelo, em Parelheiros, encerrar as comemorações. No dia 17, a UBS promoveu uma balada com músicas antigas, intitulada Baile da Saudade.

Daiana Braia, enfermeira da unidade falou sobre a importância de realizar este baile. “O território não oferece atividades para os idosos. Eles ficam em casa sozinhos. Então, diante da situação, tivemos a ideia de realizar uma festa para que eles se distraíssem e também para poder criar vínculos com estas pessoas”, afirmou.

Maria do Céu Quirina Silva falou de sua felicidade ao participar do baile. “Eu tenho 78 anos e nunca dancei na minha vida. Hoje já dancei duas músicas, estou muito feliz. Tomara que tenha mais vezes, porque é um momento de sair de casa e se divertir”, afirmou.