UBS Paulo VI faz balanço positivo do Outubro Rosa

Unidade promoveu várias atividades para conscientização e bem estar das usuárias

Pacientes da UBS Paulo VI durante o grupo de gestantes

Por Daniele Rodrigues
Foto UBS Paulo VI

Tendo como base a campanha do Outubro Rosa, A UBS Paulo VI realizou, durante todo o mês de outubro, ações para conscientizar mulheres sobre a importância do cuidado com sua saúde. Para isso, a unidade foi decorada de rosa, com bexigas na recepção, cartazes em pontos estratégicos e laços nas portas das salas de atendimento. As atividades terminam nesta quinta-feira (30/10).

A primeira reunião sobre o assunto, no dia 10, visou a sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Aproveitando o dia do ACS, comemorado no início de outubro, houve café da manhã para festejar a data e alinhar toda a equipe com as atividades que seriam desenvolvidas durante o mês. Os funcionários estavam de rosa neste dia, inclusive os homens, que aderiram em peso a movimentação.

Mas as ações não ficaram apenas dentro da UBS Paulo VI. A enfermeira Ana Carolina Silva e a Dra. Ilva Maria Izumida de Almeida foram até a Penitenciária Feminina do Butantã, onde realizaram palestra de prevenção do câncer de mama para 50 detentas. Ao fim da conversa, elas receberam de brinde uma flor com um chocolate.

No dia 21 foram realizados três encontros para a prevenção da saúde: um chá com roda de conversa, uma oficina de autoexame das mamas e um Grupo de Gestantes. Nesse último evento houve a participação do psicólogo Rodrigo Pinto Pacheco, que abordou a depressão pós-parto, o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama.

Mutirão

Na sexta-feira, dia 24, a UBS Paulo VI fez um mutirão para coleta do exame de Papanicolau. No mesmo dia, alunas do 4° ano da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo fizeram palestra sobre a importância do exame de prevenção do câncer de colo de útero. A unidade também recebeu a visita de representantes de uma empresa de cosméticos que fez sucesso entre as mulheres e maquiou usuárias e funcionárias.

No término das atividades, nesta quinta-feira, haverá uma reunião de Planejamento Familiar, às 8h, e o encerramento da campanha com música ao vivo e o sorteio de duas cestas com produtos de beleza para as usuárias.

De acordo com a enfermeira Leide Gomes de Oliveira, responsável pela Saúde da Mulher, através das ações realizadas as pacientes demonstraram mais interesse em se cuidar e em saber mais informações sobre o câncer de mama e outras doenças que podem acometer as mulheres. O trabalho desempenhado pela UBS Paulo VI foi pensado em equipe e elaborado para não só abranger a campanha de prevenção ao câncer de mama, mas também para dar maior relevância à saúde feminina, unindo todos os serviços da unidade em um só ideal, o seu bem estar da mulher.

A UBS Paulo VI é coordenada pela CRS Oeste. Está localizada na zona oeste de São Paulo. Sua área de abrangência compreende o Jardim João XXIII e parte do Jardim Arpoador. Foi inaugurada em 1985 e tem no mesmo espaço o AMA Paulo VI.