Secretaria inicia vacinação para a proteção de grávidas contra difteria, tétano e coqueluche

Profissionais de saúde que trabalham em maternidades, UTIs neonatais e berçários também deverão ser imunizados

Por Patrícia Pasquini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (3/11), a vacinação para proteger a gestante e o feto contra difteria, tétano e coqueluche - doença que vem apresentando um aumento do número de casos nos últimos anos, principalmente entre as crianças com até dois meses de vida. "O objetivo da vacina Tríplice Acelular (dTpa) é induzir a produção de anticorpos contra coqueluche na gestante, possibilitando a transferência destes anticorpos para o feto, o que resultará na proteção do recém-nascido até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche, preconizado no Calendário Nacional de Vacinação", afirma a coordenadora de Imunização do Município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger.

O público-alvo são as grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, independentemente se a mulher recebeu a vacina dTpa em outra gestação. Também devem ser imunizados os profissionais de saúde que trabalham em maternidades, berçários e UTIs neonatais, como anestesistas, ginecologistas obstétricos, pediatras, neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que serão vacinados nos locais de trabalho.

A coqueluche é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório causada por uma bactéria (Bordetella pertussis). É altamente contagiosa e pode acometer pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, os mais atingidos pela doença são lactentes - menores de dois meses de idade tendem a apresentar quadros com maior gravidade e complicações.
A vacina é gratuita e está disponível nas 450 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa .