Sistema Único de Saúde é tema de curso na Região Oeste

Aulas detalham de maneira inovadora a história, princípios e diretrizes do SUS a funcionários

Por Daniele Rodrigues e Cristiane Guterres

O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por diversos serviços. Na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) são 69. Pensando em ampliar e socializar o conhecimento sobre o SUS para os funcionários da CRS Oeste, a Escola Municipal de Saúde Regional Oeste (EMSR Oeste) criou o curso “Bem Vindo ao SUS”. A EMSR Oeste visa, com este curso, apresentar aos seus trabalhadores os princípios e diretrizes que garantem esse atendimento.

Os cursos ocorreram entre os dias 14 de agosto e 16 de outubro e envolveram cerca de 15 pessoas. A motivação para elaborá-lo surgiu de conversas entre EMSR Oeste e gerentes das unidades. A partir destes diálogos ficou evidente uma carência de informações sobre o SUS por parte dos trabalhadores.

A didática do “Bem Vindo ao SUS” foi idealizada pela coordenadora de gestão de pessoas da Coordenadoria, Lucia Langanke de Oliveira; pelo Dr. Nivaldo Carneiro Jr, integrante da coordenação de pessoas; pelo Dr. Nelson Bedin, docente da Escola Municipal de Saúde Regional Oeste e por Celina Caribé, funcionária da Escola Municipal.

Para atender à necessidade de informações, a EMSR Oeste idealizou uma nova proposta de ensino. Nela, os trabalhadores não só conhecessem os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, mas são apresentados à luta social que antecedeu a sua conquista e sua importância enquanto profissionais. Nas aulas, os alunos discutem sobre a população do território em que trabalham, a evolução das teorias sobre a saúde, o processo bem estar versus doenças, a organização da Rede de Atenção à Saúde, o processo econômico nacional e a reflexão para o trabalho.

Satisfação com o trabalho

Com essa compreensão, há a possibilidades de que o funcionário esteja mais satisfeito com seu trabalho. Esse sentimento também deve resultar em mais qualidade de atendimento à população. Esta filosofia é compartilhada por Lucia Langanke. “Quando a pessoa tem uma boa base e ela entende o SUS, seus princípios e diretrizes, ela tem uma maior compreensão e acaba executando melhor o trabalho, tendo como resultado uma qualidade no atendimento da população muito melhor”, afirmou a coordenadora.

Segundo Lilian Campello do Nascimento, aluna do curso e Auxiliar Administrativo da UBS Vila Jaguara, por meio deste curso os trabalhadores também experimentaram o contato com profissionais de diferentes realidades e unidades de saúde, somando ainda mais experiências ao aprendizado. Lilian acredita ainda que os encontros são ricos por permitirem essa convivência, pois cada unidade tem suas características próprias, construídas dia-a-dia de acordo com as especificidades do território onde ela está.

Já Kelly Brasilino Ventura Santana, técnica de farmácia da UBS Rio Pequeno, diz ter hoje uma “outra visão do sistema”. “Eu achava que o SUS era preocupação apenas do governo. Mas, na verdade, é nossa também. Não adianta reclamar se nós vemos os problemas e não fazemos nada”, afirmou. Atualmente, a 15ª turma do curso – iniciada em 20 de outubro - está em andamento. O término ocorrerá em 12 de dezembro. Há projeto de ministrar o curso para os médicos ingressantes no SUS.