SMS realiza Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo

Meta de vacinação em ambas as campanhas é de 95% do público alvo para que município continue livre da pólio e do sarampo

Por Mariana Bertolo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em consonância com o Ministério da Saúde, realiza neste sábado (8/11) a 28/11 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. As vacinas estarão disponíveis nas 450 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo.

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. Serão cerca de 655 mil crianças vacinadas com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias em todas as regiões do município.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como única capaz de viabilizar a erradicação global da doença. “Este é o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e 25º ano sem a doença no Brasil. O país está livre do poliovírus desde 1989 e o Estado de São Paulo registrou seu ultimo caso em 1988”, explica a coordenadora de Imunização do Município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger.

A vacina SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) será aplicada em todas as crianças de 12 meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, independentemente de já ter sido vacinada ou ter tido a doença anteriormente. A estimativa é de que 570 mil crianças sejam vacinadas.

O sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. Desde 2000 o Brasil não registra casos autóctones de sarampo. Os casos registrados são importados ou relacionados à importação.