STS Cidade Tiradentes faz roda de conversa para reforçar Novembro Azul

Encontro do Fórum Fortalecendo as Redes de Cultura de Paz da Cidade Tiradentes abordará ‘Um olhar de perto sobre a saúde do homem’

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste realizará, nesta quinta-feira (13/11), a roda de conversa “Um olhar de perto sobre a saúde do homem”. A atividade será realizada por meio da Supervisão Técnica de Saúde de Cidade Tiradentes, em parceria com a Subprefeitura, como forma de reforçar a campanha Novembro Azul.

A ideia da roda de conversa é chamar a atenção dos homens com mais de 45 anos sobre o autocuidado e, em especial, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O encontro - parte das ações do Novembro Azul -, foi pautado pelo Fórum Fortalecendo as Redes de Cultura de Paz da Cidade Tiradentes, que todo o mês realiza atividades na região.

Direcionado a trabalhadores da saúde, servidores da subprefeitura e à comunidade, o encontro terá palestra de Márcia Massironi, da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo Marta Pozzani, supervisora técnica de saúde da Cidade Tiradentes, serão abordadas “estratégias para que o acesso do homem ao serviço público de saúde seja não apenas em situações extremas, mas com maior frequência”.

De acordo com o Ministério da Saúde, homens têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial se comparados às mulheres. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia de maior incidência no sexo masculino, com alta prevalência entre homens negros e com histórico da doença na família. Também apresenta alta taxa de mortalidade. Um dos desafios é fazer o diagnóstico precoce, já que 10% dos pacientes que chegam ao serviço especializado já estão em fase avançada da doença.