UBS Primeiro de Outubro organiza Semana da Consciência Negra

Evento prevê exposição, roda de capoeira, debate e filmes

 Por Cecília Figueiredo

Na Semana de Consciência Negra, a partir da próxima segunda-feira (17/11), quando também é celebrado o Dia de Zumbi, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Primeiro de Outubro promoverá várias atividades com a comunidade da zona Leste. Entre elas, uma exposição, roda de capoeira, exibição de filmes e debate.

As atividades, organizadas pela equipe ESF da UBS em Guaianases, pretendem provocar reflexão, troca de aprendizados e debate sobre desafios que devem ser superados para consolidar a democracia.

A programação será aberta na segunda-feira (17/11), às 9h, com aula de capoeira adaptada na sala da UBS onde se reúnem grupos de orientação. Um mestre da arte conduzirá a aula adaptada para os interessados.

Ícones Negros é o nome da exposição que reunirá fotos e materiais de lideranças e representantes da história de luta pelo fim da discriminação racial. A mostra estará aberta aos visitantes, de 17/11 a 21/11, no serviço de saúde.

Na quarta-feira (19/11) a equipe do Primeiro de Outubro exibirá o filme “Vidas Cruzadas”, seguido de debate sobre a obra.

De acordo com André Araújo, gerente do serviço, a Semana da Consciência Negra tem por objetivo provocar debates, reflexões, avanços e desafios que ainda cercam a questão racial. Para ele, esse diálogo vai além da promoção de saúde. “Conhecer o passado, construir o presente e planejar o futuro”, esta é a ideia da equipe da UBS Primeiro de Outubro com a proposta da atividade.