Região Leste investe em prevenção e diagnóstico rápido de DST/HIV/Aids

Semana terá teste rápido para diagnóstico da doença, palestras e orientações

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) realiza, desde o início do semestre, capacitações de seus profissionais de saúde para a realização de testes rápidos para diagnóstico de infecção pelo HIV. O objetivo da ação, em consonância com o Ministério da Saúde, é facilitar o acesso ao diagnóstico e garantir o tratamento de forma mais rápida. Nesta sexta-feira (05/12) haverá oferta gratuita do Teste Rápido para detectar HIV no Parque do Carmo. Além do teste rápido, entre os próximos dias 8 e 12 unidades de saúde promoverão palestras, orientações e debates sobre o tema.

A campanha #PartiuTeste, lançada pelo Ministério da Saúde, enfatiza em sua estratégia, direcionada principalmente ao público jovem, a prevenção, o teste e o tratamento. Na CRSLeste, durante a semana passada, cerca de 50 mil preservativos foram dispensados num único ponto instalado na estação da CPTM Guaianases. A instalação do dispensador Jumbo, com capacidade de 15 mil preservativos, fortalece a visibilidade da campanha de prevenção às DST/Aids.

As ações externas, que ocorrem durante todo o ano, associadas ao atendimento nos CTAs, tratamento no SAE e, em breve, à oferta de teste rápido para diagnóstico de doenças sexualmente nas unidades básicas de saúde, ampliarão a capacidade de informação, detecção e tratamento.

Nos próximos dias, equipes de saúde da CRSL realizam uma série de eventos do programa Fique Sabendo, cujo foco concentra-se na população, profissionais do sexo e jovens em situação de rua.