Região Oeste faz mutirão de testes de cadeiras de roda

Pacientes puderam experimentar e avaliar equipamentos

Pacientes e profissionais da Saúde da região do Butantã realizam testes de cadeira de rodas motorizadas

 

Por Cristiane Guterres

A Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, organizaram no último dia 02/12, juntamente com a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã, um mutirão para teste de cadeiras de roda motorizadas.

O encontro aconteceu no Centro de Educação Unificada do Butantã (CEU Butantã). Teve por objetivo avaliar a indicação dos equipamentos a dez pacientes da Rede de Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência da região do Butantã, previamente avaliados por seus serviços de saúde de referência. Desde 2014, uma iniciativa da SMS está fornecendo órteses e meios auxiliares de locomoção a pacientes portadores de deficiência física.

Os dez usuários participantes do mutirão puderam experimentar as cadeiras de roda. Foram avaliados por Vanessa Vicentini, terapeuta ocupacional da Ortobrás (fornecedora de SMS para cadeiras de rodas) e por Magda Nitoli Olcerenko, da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência.

Em 2015, a região do Butantã receberá o Centro Especializado em Reablitação II (CER II). Ainda em fase de habilitação, a unidade fará atendimento a pessoas portadoras de deficiência física e auditiva. Atenderá mensalmente cerca de 350 usuários. Para compor a equipe de profissionais do CER II Butantã estão chegando sete profissionais de saúde, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Eles foram aprovados no último concurso público realizado por SMS, no início do ano.