Feira da Diversidade: aquecimento para a Parada Gay

Vale do Anhangabaú será ocupado por tendas coloridas, entretenimento e informações, a partir de amanhã; evento antecipa a Parada Gay

Nesta quinta-feira (3/6), o Programa Municipal de DST/Aids, em parceria com a Coordenação Estadual de DST/Aids, participa da 10ª Feira da Diversidade, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade. Durante o evento, 30 profissionais da saúde e agentes de prevenção distribuirão preservativos, gel lubrificante e informarão os endereços dos serviços onde é possível realizar, gratuitamente, teste para o HIV e para outras doenças sexualmente transmissíveis.

Neste ano, a tenda dedicada à luta contra a Aids também exibirá filmes e documentários que abordam as questões de prevenção, sexualidade e direitos humanos. Os premiados "Um Lugar para Beijar", documentário produzido pelo PM DST/Aids, e o "Pra que time ele joga?", produzido pela Coordenação Estadual, estão na programação.

Serviço:

Tenda da Prevenção na 10ª Feira Cultural LGBT (tenda de prevenção)
Dia: 3/6/2010
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Vale do Anhangabaú
Realização: Secretaria Municipal da Saúde - Programa Municipal de DST/Aids e Secretaria de Estado da Saúde - Programa Estadual de DST/Aids

Sinopse do Filmes

"Um Lugar para Beijar"
Duração: 28'30''
Direção: Neide Duarte
Realização: Programa Municipal de DST/Aids - Secretaria Municipal da Saúde
Documentário que retrata, para além das ruas centrais, de redutos tradicionalmente reconhecidos como gays (como a região do Largo do Arouche e alguns bares e boates da área), a vida dos homossexuais masculinos na periferia de São Paulo; mostra cenas em que o preconceito e a homofobia se somam a situações de pobreza e de vulnerabilidade social e individual. O cenário ocupado pelos gays, na periferia, passa pelos bares, festas, parques e por alguns pontos de encontro inusitados, onde eles encontram um lugar como seu.

"Pra que time ele joga?"
Duração: 12'30''
Realização: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Fórum de ONGs-Aids
Este filme trata da questão da homossexualidade, com base na história de um adolescente (Pedro) que é bom em matemática e ainda participa de um time de futebol do colégio em que estuda, mas levanta algumas "suspeitas" em seus colegas, por nunca ter sido visto namorando uma garota.