Saúde do Homem foi tema de encontro da Supervisão de Santo Amaro/ Cidade Ademar

Trabalhadores da SUVIS receberam informações sobre câncer de próstata

Por Bruna Zanlorenzi

A Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade, juntamente com a SUVIS, promoveu, no dia 25 de novembro, uma ação na sede da própria SUVIS. O público-alvo foram motoristas e agentes de zoonoses e de apoio que atuam no local. Eles receberam orientações sobre a importância da realização de exames para detectar o câncer, principalmente o de próstata.

No encontro, o público ficou conhecendo os motivos, preocupações e importância da saúde do homem com enfoque no conteúdo do PNAISH (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Homens) e do projeto da Supervisão “Diminuir Mortalidade Precoce por Doenças Isquêmicas do Coração”.

Também foram apresentados os dados da região em relação à mortalidade da população a partir de 20 anos, com enfoque para as primeiras causas de óbito: doenças cardiovasculares, que norteou a discussão para as doenças não transmissíveis e a mudança de estilo de vida.

Após a discussão, os profissionais participaram de atividade física sob a coordenação do preparador físico da UBS Integral Miriam 2, Samuel Arndt. Na sequência, houve oficinas de alimentação saudável, com ênfase para a dieta hipossódica e avaliação individual de risco para diabetes tipo 2, utilizando ficha de avaliação de risco para diabetes tipo 2 com cálculo do IMC e pontuação do risco de desenvolver a doença.

As oficinas foram mediadas e coordenadas por Maria Salomé Gomes, médica da Supervisão Técnica de Saúde Santo Amaro/Cidade Ademar; Yurica Ono, médica da SUVIS Santo Amaro/Cidade Ademar e Tieko Aoki, educadora da SUVIS.

Maria Salomé afirmou que “o objetivo da atividade era permitir um momento de reflexão quanto à apropriação do controle da saúde no que diz respeito à mudança de estilo de vida”. “Acreditamos que atingimos o objetivo proposto e contribuímos para o despertar do interesse e conscientização da importância da prevenção e promoção a saúde”, finalizou a médica.