UBS Jardim Maia promove semana sobre poluição de agrotóxicos

Uso de pesticida afeta o meio ambiente, podendo, ainda, causar danos à saúde do ser humano e dos animais

Atualizado em 12/1/2015

Entre novembro e dezembro de 2014, as seis equipes de ESF da unidade, que atenderam cerca de 20 mil pessoas, coletaram 927 litros de óleo de cozinha na I Gincana do Óleo

Por Cecília Figueiredo
Foto: Equipe da UBS Jardim Maia

 

Neste domingo (11) é comemorado o Dia de Combate a Poluição por Agrotóxicos. A UBS Jardim Maia vai explorar o tema ao longo da semana de 19 a 23 de janeiro. O assunto será abordado em atividades realizadas durante a programação especial com oficinas e caminhada na comunidade, no distrito do Jardim Helena, em São Miguel Paulista.

Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados no combate às pragas e às doenças das plantas. O uso desses produtos na agricultura afeta o meio ambiente, podendo, ainda, causar danos à saúde do ser humano e dos animais. No entanto, a adoção de defensivos para controlar pragas e doenças ainda é uma prática comum em fazendas do mundo inteiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em dezembro último, relatório anual cujo tema é a prevenção dos suicídios que se tornaram um grave problema em escala global, e a ingestão de agrotóxicos é apontada como um dos fatores que disseminam essa prática. Segundo a OMS, o fenômeno do suicídio associado à ingestão desses venenos agrícolas estaria tendo grande ocorrência em países de economias mais atrasadas onde a adoção de agrotóxicos não foi acompanhada das devidas medidas para dificultar o acesso, controlar a venda e pela redução do nível de toxicidade dos produtos sendo comercializados.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 9 de dezembro de 2014, duas iniciativas regulatórias para propor o banimento dos agrotóxicos Forato e Parationa Metílica. Os dois produtos fazem parte do grupo de 14 pesticidas existentes no País que vem passando por reavaliação da agência para revisão dos parâmetros de segurança. Desde 2009, quando a Anvisa iniciou a reavaliação dos defensivos, quatro já foram banidos e outros dois sofreram alterações em seus limites e recomendações de uso.

A população deve ser esclarecida sobre o significado dos agrotóxicos agrícolas. Como parte das ações de promoção de saúde e programação da Cultura de Paz, a equipe da UBS que reúne agentes de proteção ambiental e da Estratégia Saúde da Família (ESF), irá elaborar cartazes com informações sobre problemas ocasionados ao meio ambiente. Também está prevista a construção de uma árvore da paz para estimular o esclarecimento da população usuária da unidade de saúde sobre o cuidado com o meio ambiente, além de uma caminhada pelo bairro.

Conscientização e prática de ações saudáveis

Tomando como exemplo a "bicicletada", realizada em 2014, por ocasião do Dia Mundial Sem Carro, a proposta da semana da Cultura da Paz, explorando a temática ambiental, tem por objetivo conscientizar a comunidade e ampliar a prática de ações saudáveis.

Entre novembro e dezembro de 2014, as seis equipes de ESF da unidade, que atenderam cerca de 20 mil pessoas, coletaram 927 litros de óleo de cozinha na I Gincana do Óleo. Com o objetivo de produzir um ambiente mais saudável na área de abrangência do Jardim Maia, reduzindo impactos do descarte indevido do resíduo de óleo de fritura, as seis equipes trabalharam na sensibilização da comunidade sobre o descarte responsável do óleo, como promoção de saúde.

O óleo de cozinha, quando jogado pelo ralo pode entupir encanamentos de esgotos, atrair roedores, baratas e outros vetores de doenças. Estes foram esclarecimentos que a gincana, proposta pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) levou à população. O óleo recolhido foi encaminhado para o Instituto Bioleo, especializado na correta destinação do óleo de fritura para obtenção de biocombustível


Programação

Semana de Cultura da Paz - UBS Jardim Maia
19 a 23/01
Elaboração de uma árvore pelos trabalhadores da UBS; Fixação de cartazes com informações sobre o uso de defensivos e impactos para o meio ambiente

23/01 - 10h
Caminhada da Paz pelas ruas do bairro em defesa do meio ambiente e controle da poluição por agrotóxicos

UBS Jardim Maia - Rua Marfim Vegetal, 108 - Jardim Helena