Saúde da pessoa idosa requer cuidados redobrados no verão

Idosos podem apresentar desidratação, quedas bruscas de pressão arterial, indisposições alimentares e problemas respiratórios

Por Keyla Santos

O verão chegou a todo vapor. As temperaturas na cidade de São Paulo ultrapassam a casa dos 30º. Toda a população sofre com os efeitos do calor, no entanto, as crianças e os idosos são os mais afetados. A vulnerabilidade dos idosos está relacionada ao envelhecimento dos mecanismos de controle naturais do organismo. Por isso, esse público precisa de atenção especial.

De acordo com Boletim elaborado pela Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (Gvisam/Covisa), a onda de calor de fevereiro de 2014 e a poluição atmosférica podem ser associadas ao aumento no número de mortes que cresceu 30% comparadas ao mesmo período em 2013.

Entre as principais causas das mortes estão as doenças do sistema nervoso, doenças do aparelho geniturinário e transtornos mentais e comportamentais. Essas características foram observadas em todas as faixas etárias, com destaque para os menores de um ano e idosos.




Sintomas de desidratação

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde da Pessoa Idosa, é muito comum o idoso não apresentar sintomas de sede, o que aumenta o risco de desidratação e lesões. Entre os sintomas é possível observar boca e pele secas, diminuição da sudorese, dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca. “O agravamento do quadro pode acarretar queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte”, alertou Paschoal.

Vale ressaltar que a necessidade diária de líquidos é de 30 ml para cada quilo de peso. Segundo Paschoal, a recomendação média é de, no mínimo, um litro e meio por dia, equivalente a oitos copos.

“Deve-se tomar cuidado com o uso de diuréticos que podem provocar perda de líquido excessiva. Os anti-inflamatórios podem agravar os quadros de insuficiência renal e os medicamentos para hipertensão agravam o risco de queda brusca de pressão”, finalizou o coordenador.

Programa Acompanhante de Idosos (PAI)

Visando recuperar a autoestima dos idosos e auxiliá-los em atividades do dia a dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu o Programa Acompanhante de Idosos (PAI). Uma equipe multiprofissional realiza visitas, auxilia os idosos em suas atividades, organiza os remédios e orienta atividades físicas a fim de proporcionar bem-estar e identificar as dificuldades de cada um.

As equipes são capacitadas a passarem as informações e orientações necessárias em relação à saúde tanto para os próprios idosos, quanto aos familiares responsáveis por eles. Dessa forma é possível garantir a promoção e a atenção integral à saúde da pessoa idosa e garantir a permanência na comunidade por mais tempo e com capacidade funcional.

Orientação

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, mesmo não tendo programas específicos para idosos, também estão empenhadas nas orientações necessárias para manter a saúde durante o verão.

Na unidade Casa Viva Perus, os profissionais aproveitam as atividades do grupo Terapia Comunitária para abordar os cuidados relacionados ao período de verão, direcionados aos idosos e aos cuidadores de familiares nessa faixa etária. Na UBS Jardim Cidade Pirituba esses cuidados são trabalhados nos grupos educativos de saúde do adulto, que ocorrem regularmente na unidade em todas as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Já na UBS Parque Domitila, os cuidados com a saúde do idoso no verão são abordados durante as atividades dos grupos Sem Dor, Sem Pressão, Lien Chie e de Caminhada. Na UBS Domingos Mantelli, são realizados semanalmente grupos de Caminhada, com aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar e orientação de alimentação leve e saudável, além do aumento da ingestão de água. As mesmas informações são transmitidas pela unidade Vila Mangalot. As orientações são passadas no momento que o usuário comparece para aferição de PA ou consultas de rotina. Na ocasião, são fornecidas orientações sobre risco de quedas e administração de medicamentos de uso contínuo.

Na CRS Sul, as unidades Jordanópolis e Varginha possuem o grupo Vida Saudável, onde são realizadas atividades orientativas e práticas de receitas saudáveis, de baixa caloria e nutricionalmente ricas em vitaminas e minerais. Nesses grupos são transmitidas também, orientações sobre os cuidados com os idosos no verão.