Ações pré-Carnaval na zona Leste enfatizam prevenção contra DST/Aids

Centros de Testagem e Aconselhamento distribuirão camisinhas e orientarão foliões

O trabalho de orientação e acesso fácil a preservativos é realizado durante o ano inteiro, dentro e fora das UBS, CTA e por meio de ações levadas pelos agentes de prevenção às comunidades

 

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) já esquenta a bateria – dentro e fora da avenida - preparando ações de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissível e a Aids (DST e Aids) no Carnaval. Apesar de a maioria dos brasileiros saber que a camisinha é a forma mais eficaz de prevenção às DST/Aids, nem metade da população sexualmente ativa usou o preservativo nos últimos 12 meses.

Por conta disso, neste Carnaval os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante de cada Supervisão Técnica de Saúde, por meio de agentes de prevenção, estarão novamente trabalhando na festa. Eles vão informar os foliões sobre como se prevenir das DST/Aids, distribuirão camisinhas e farão orientação, em quadras de escolas de samba, ensaios e desfiles de rua, sobre os locais onde realizar o teste. (veja nesta página a programação de alguns locais na zona Leste e participe).

O trabalho de orientação e acesso fácil a preservativos é realizado durante o ano inteiro, dentro e fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS), CTA e por meio de ações levadas pelos agentes de prevenção às comunidades.

Em 2014, a CRS Leste distribuiu, somente nas unidades de CTA, 2,89 milhões de preservativos masculinos e 64 mil femininos - média mensal de 240.750 camisinhas e 5.319 preservativos para mulheres. Além da acessibilidade ao preservativo, há orientação em locais de grande afluxo de pessoas, como estações ferroviárias, metrô, terminais de ônibus e comunidades com maior vulnerabilidade social. As equipes também reforçaram a oferta do teste rápido.

De janeiro a dezembro do ano passado, com a capacitação de profissionais de saúde das sete supervisões para a realização do Teste Rápido para Detecção de HIV/Aids (TRD), o número de testes realizados chegou a 13.023. Os serviços de Guaianases obtiveram o maior número de procedimentos: 25%.

Pesquisa

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) foi realizada em 2013 e apresentada pelo Ministério da Saúde essa semana, em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. Foram entrevistados 12 mil pessoas, na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

Desse universo, 94% disseram saber que a melhor forma de prevenção é a camisinha. No entanto, apenas 45% das 12 mil pessoas entrevistadas, na faixa etária de 15 a 64 anos, afirmaram ter utilizado preservativo.