Coordenadoria Norte reaproveita água de ar condicionado

Água produzida por aparelhos é usada na limpeza de banheiros e rega de plantas


Com a água produzida pelos aparelhos de ar condicionado, o pessoal da CRS Norte está lavando banheiros e regando plantas

Por Lígia de Souza
Foto: Gleison Rocha Souza


Em meio à crise de abastecimento de água, soluções simples e baratas – porém engenhosas -, geram economia e redução de risco de dano ao meio ambiente. Na Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), um sistema de captação de água descartada dos dez aparelhos de ar condicionado está produzindo 15 litros de água por dia - um total de 3000 litros por mês, considerados apenas os dias úteis.

A ideia veio da encarregada do serviço de limpeza Rosa Malena. Ela conta que tudo começou quando ela viu que a água que saía desses aparelhos estava indo para o esgoto. A vontade de colaborar fez com que ela pensasse em alternativas para combater o desperdício. “Agora, estou orientando outras funcionárias para colaborar com a captação”, disse Rosa.

Com a água produzida pelos aparelhos de ar condicionado, o pessoal da CRS Norte está lavando banheiros e regando plantas; o excedente é estocado para uso futuro. Esta água não é adequada para consumo humano, mas para plantas e para a limpeza é ótima.

No ano passado, o agente de promoção ambiental (PAVS), Edson Abrão da Silva, da Unidade Básica de Saúde Vila Dionísia II, adaptou um sistema de aproveitamento de água descartada pelos aparelhos de ar condicionado da unidade. A água captada foi destinada à rega das plantas e a limpeza das dependências da Unidade. O que era desperdício virou economia. No mês, a UBS Vila Dionísia II “ganha” 258 litros de água.

Crise mundial

Segundo a ONU, a menos que sejam feitos mais esforços para reverter as tendências atuais, o mundo vai ficar sem água doce. A Organização pede esforços globais que compreendam e protejam os recursos naturais.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do volume total de água na Terra somente cerca de 2,5% é de água doce. Desse pequeno percentual, a quase totalidade está sob a forma de gelo, neve ou submersa em aquíferos profundos.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e mais Agricultura (FAO) mostram que escassez de água afeta todos os continentes, atingindo mais de 40% das pessoas em nosso planeta. Com as tendências atuais, 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez absoluta de água em 2025.