Profissionais do Mais Médicos têm até sexta-feira para se apresentarem nos municípios escolhidos

Quase quatro mil médicos com registro no Brasil estão sendo aguardados

Os médicos brasileiros que conseguiram vagas na primeira chamada do novo edital do Programa Mais Médicos têm até esta sexta-feira (20/2) para se apresentarem nos municípios escolhidos. Os que não cumprirem esta etapa, vão ter suas vagas disponibilizadas em uma segunda chamada de médicos com registro no Brasil para atuarem nos municípios que aderiam ao Programa.

Até o final desta semana, quase quatro mil médicos com registro no Brasil estão sendo aguardados para atuar nas unidades básicas de saúde de 1.227 municípios e de 12 Distritos Indígenas. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a adesão dos brasileiros confirma a seriedade das ações do Mais Médicos para levar atendimento em saúde às populações mais necessitadas.

"A participação dos médicos brasileiros nessa etapa demonstra que, progressivamente olhando o futuro, essas estratégias, serão estratégias, claro que aprimoradas, mas decisivas pra garantir a interiorização da medicina e a garantia de acesso à população das pequenas cidades, da periferia das grandes cidades, pras áreas de mais difícil provimento, o direito de ter equipes de saúde da família completas, inclusive com médicos", disse Chioro.

Quanto às vagas que não forem totalmente preenchidas neste edital, o ministro afirmou que haverá uma terceira rodada de escolha ainda para os médicos brasileiros. “Se ainda sobrarem vagas, vai-se para uma etapa para médicos brasileiros formados no exterior que não têm diplomas validados. Se não forem totalmente preenchidas, vai uma para os intercambistas individuais de outros países e só por fim iria pra cubanos", afirmou.


Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Agência Saúde