Saúde Municipal premia profissionais e serviços de saúde que atuam contra a hanseníase

Reconhecimento pelo trabalho será feito durante fórum sobre a doença; evento faz parte da Campanha Municipal de Combate à Hanseníase

Profissionais e serviços de saúde do Município que mais se destacaram no desempenho das atividades de controle da doença receberão o Troféu Diltor Opromolla, nesta terça-feira (19/10), durante o II Fórum Municipal de Hanseníase. Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), o fórum será realizado no Teatro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), das 8h30 às 13 horas, e faz parte da Campanha Municipal de Combate à Hanseníase (de 10 de outubro a 12 de novembro).

Os principais objetivos da campanha contra a hanseníase são intensificar a detecção de casos na população, por meio da sensibilização dos profissionais da rede básica para a suspeita diagnóstica, e divulgar os sintomas e sinais da doença, como o aparecimento de manchas na pele. "Temos de esclarecer à população o quanto é importante procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico precoce", afirma a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, dra. Silvia Regina Gil Ferreira.

As medidas de controle da doença visam à interrupção da cadeia de transmissão, que ocorre por meio do tratamento dos pacientes acometidos e exame das pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com os doentes. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa doença.

O combate à hanseníase conta com instituições parceiras que também vão realizar atividades durante a campanha, como o Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, o Instituto IndHuma - Inclusão e Diversidade Humana e a Fundação Paulista Contra a Hanseníase.

Quem foi Diltor Opromolla

A instituição do prêmio é uma homenagem póstuma ao médico e professor Diltor Opromolla, um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil. Nascido na cidade de São Paulo, Opromolla conquistou o respeito em todo o País e o reconhecimento internacional pela dedicação e competência técnica no combate à hanseníase e nos cuidados com os pacientes. Opromolla faleceu em 2004, aos 70 anos de idade.

SERVIÇO

Evento: II Fórum Municipal de Hanseníase

Local: Teatro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD)

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana (próximo ao Metrô Portuguesa-Tietê)

Horário: das 8h30 às 13 horas

Informações: (11) 3397-8227 ou carloshleite@prefeitura.sp.gov.br