Secretaria Municipal da Saúde inaugura 22º CAPS especializado no tratamento de usuários de álcool e drogas

Unidade localizada na Brasilândia terá capacidade para fazer 1.400 procedimentos ao mês

A Secretaria Municipal da Saúde entrega nesta terça-feira (15/2), às 10 horas, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Brasilândia – 64º CAPS da cidade de São Paulo. O serviço será referência na região para pacientes portadores de transtornos mentais decorrentes do uso ou dependência de álcool e outras drogas.

O modelo de trabalho do CAPS, realizado em parceria com a Associação Saúde da Família (ASF), possibilita intervenção precoce, limitando o estigma associado ao tratamento de dependentes de álcool e outras drogas. Os atendimentos são realizados de maneira individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) ou em grupo (oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e reinserção social). Este será o 20º CAPS entregue nesta gestão.

Dependentes e familiares de usuários do CAPS contarão também com o suporte de uma rede de saúde apoiada pelas UBS e NASF, incluindo leitos psiquiátricos em hospital geral. O programa prevê ainda a integração do paciente com a sociedade, como a internação domiciliar e inserção comunitária de serviços.

O CAPS II Brasilândia contará com equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de farmácia, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. A unidade terá capacidade para realizar uma média de 1.400 procedimentos mês.

O espaço do CAPS AD II Brasilândia receberá também equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), para desenvolver ações de cuidado domiciliar e apoio para as atividades diárias da população com dependência funcional, em razão de problemas de saúde física e mental. O PAI é desenvolvido em parceria com a Associação Saúde da Família. Além da Brasilândia, a cidade terá outras seis novas unidades, totalizando 21 equipes.

O que são os CAPS

Unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, os CAPS seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. Com a inauguração do CAPS AD II Brasilândia, a cidade de São Paulo chega ao seu 22º CAPS AD dentre os 64 CAPS existentes, 10º CAPS da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, 4º CAPS AD e 3º CAPS da Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó/Brasilândia.

 

Serviço

Dia: 15/2/2011

Horário: 10 horas

Local: CAPS AD II BRASILÂNDIA

Endereço: Rua Olinto Fraga Moreira, 275, Brasilândia

Tel. (11) 3923-6947