Secretaria Municipal, em parceria com o Rotary Club de São Paulo Aeroporto, implanta brinquedotecas nas unidades de saúde

Iniciativa faz parte do programa "Brincar é coisa Séria", que já instalou 58 brinquedotecas em vários equipamentos da capital

Parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e o Rotary Club de São Paulo Aeroporto – Distrito 4420 tem gerado bons resultados. Exemplo disso é a criação de dois espaços para crianças em unidades de saúde: a “Brinquedoteca Risca, Rabisca e Faz de Novo”, no Hospital Municipal M’Boi Mirim; e a “Brinquedoteca Monteiro Lobato”, no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga.

Inauguradas em 2010, cada unidade conta com uma diversidade de jogos, livros e brinquedos, além de aparelhos eletrônicos (TV, DVD e computador). Para acomodar tudo isso, um mobiliário especialmente desenhado para atividades com crianças. “A brinquedoteca aproxima o profissional de saúde do paciente e de seus familiares, colaborando para o pronto restabelecimento do internado e amenizando o trauma dos procedimentos invasivos. Com isso, o espaço passa a ser uma estratégia para o sucesso dos procedimentos”, explica Nora Cortez, responsável pelo “Brincar é Coisa Séria”, programa coordenado pela Diretoria de Gestão de Desenvolvimento Organizacional (GEDEO) da Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A parceria com o Rotary Club de São Paulo Aeroporto existe desde 2009, resultado da iniciativa do GEDEO em promover parcerias visando à montagem de novas brinquedotecas e reposição de materiais nas já existentes.

As 58 brinquedotecas espalhadas pela rede municipal, em todas as regiões da cidade, estão distribuídas em 18 hospitais, 3 prontos-socorros, 3 prontos atendimentos, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 4 Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs), 3 Ambulatórios de Especialidades (AEs) e 1 Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Somente em 2010, foram feitos 81.351 atendimentos, sendo 26.871 para a faixa etária de 0 a 5 anos; 16.689 para crianças de 5 a 7 anos; 22.335 para os usuários de 7 a 12 anos; 6.375 para a faixa de 12 a 18 anos e 7.128 para todos aqueles com idade acima de 18 anos; o Hospital Municipal Cidade Tiradentes totalizou 1.953 atendimentos.

Sobre o Rotary Club de São Paulo Aeroporto

O Rotary Club de São Paulo Aeroporto (www.rotaryspaeroporto.org.br) foi fundado em 16 de maio de 2003 e, desde o início, tem como ideal servir a comunidade. Destaca-se pela realização de muitos projetos, com grande colaboração da Fundação Rotária e intenso companheirismo. Dentre as suas maiores realizações estão o Centro Social Brooklin Paulista, entidade de apoio a crianças carentes na região da comunidade do “Buraco Quente”, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e a CEA Pedreira, entidade de ensino a jovens carentes da região de Pedreira, com ensino profissionalizante de qualidade.

Na área da saúde, o Rotary Club de São Paulo Aeroporto vem atuando dinamicamente. Além do programa “Brincar é coisa séria”, atuou no projeto Assistência Social Dom José Gaspar, entidade de apoio a idosos localizada em Guarulhos com atendimento modelo, e no Hospital dos Defeitos da Face, projeto ligado à Cruz Vermelha.