Central de Regulação de Urgências do SAMU é ampliada e modernizada

Prédio conta com nova estrutura para atendimento e espaço ao ar livre para descompressão dos funcionários

Uma mudança importante, mas sem nem sair da mesma calçada, no bairro do Bom Retiro. A Central de Regulação do SAMU 192 mudou do número 858 da rua Jaraguá para o número 846, o prédio ao lado.

As novas instalações ampliam os postos de trabalho de cinco para seis regiões e ainda um posto de trabalho a mais por região, possibilitando o aumento de um para dois médicos reguladores. O SAMU também recebeu modelos mais recentes de viaturas de resgate com equipamentos para obesos, recém-nascidos e pacientes de Covid-19.

O prédio de dois andares com total acessibilidade foi dotado de sistema de insuflamento e tratamento de ar. Foram criadas sala de reuniões, salas de espera e coordenação, além de espaços de convivência, refeitório para 60 pessoas ao mesmo tempo e sala de “descompressão” para a equipe.

A central ganhou novo mobiliário e estações de trabalho seguem a NR 17, com maior espaçamento. As cadeiras possuem regulagem de altura, proporcionando maior conforto aos servidores. O espaço ganhou também um sistema de tratamento acústico nas paredes e nuvens acústicas no teto, diminuindo a reverberação e propiciando maior clareza na comunicação entre os solicitantes com os Atendentes e Médicos Reguladores do SAMU.

Quatro pessoas trabalham numa bancada de madeira com divisórias e equipadas com computador e telefone. Na parede, há três televisores

A central de regulação ganhou novo mobiliário e as estações de trabalho seguem a NR 17, com maior espaçamento (Foto: Edson Hatakeyama)

 

No local trabalham por turno sete médicos, oito enfermeiros, 12 rádio-operadores (despachadores), 40 Tarms (atendentes do 192) e dois bombeiros. A equipe conta no total com cerca de 80 médicos, 50 enfermeiros e 230 tarms.

O 192 é um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência da Prefeitura de São Paulo. Você pode acioná-lo de qualquer telefone, inclusive os públicos sem utilizar fichas ou cartão.

Contudo, antes de discar 192 é preciso que você saiba o que aconteceu e identificação do paciente (nome, idade e sexo), o endereço (rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência) e o número do telefone de onde você está ligando.

O serviço atende a emergências médicas e salva vidas. Por isso, apesar de parecer óbvio, é preciso reforçar o apelo de não passar trote.

Você pode prejudicar seriamente outra pessoa que esteja em risco de vida. Também vale reforçar que ao chamar socorro pelo 192, caso o paciente seja socorrido de outra forma, ligue avisando e cancelando o pedido. Assim, você também ajuda a salvar vidas.

Serviço
Nova Central de Regulação SAMU 192
Rua Jaraguá, nº 846 - Bom Retiro