Capital tem Dia D de combate à Covid-19

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão às ruas nestes dias 11 e 12 na Ação Comunitária para reforçar as medidas de proteção contra o coronavírus

Seis agentes de saúde se posicionam na saída da estação Giovanni Gronchi em frente às escadas rolantes. Todos estão de máscara e jalecos. Uma pessoa segura um cartaz com orientações e outra segura um frasco de álcool

Agentes de saúde fazem ação em estação do metrô neste Dia D de mobilização contra o coronavírus (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) o Dia D Ação Comunitária. A estratégia é intensificar as orientações sobre o combate à Covid-19 e insistir nas medidas de proteção individual e coletiva, como uso da máscara de forma correta, a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%. A ação também reforça a necessidade de distanciamento social e a importância de se evitar aglomerações desnecessárias.

O Dia D será realizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo. Haverá ações espalhadas em locais com alto fluxo de público como shoppings, comércio de rua, bares, restaurantes, academias, parques públicos, estações do metrô e trem, terminais de ônibus, e outros locais de vulnerabilidade social.

Nesta sexta-feira, ações de conscientização ocorreram, também, das 7h às 9h, no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Rio Branco, no Centro da capital, e na altura do número 6.000 da avenida Inajar de Souza, na zona norte.

Na calçada, agente de saúde com máscara e colete azul do SUS segura duas placas vermelhas em formato de coração com emojis alertando sobre o uso de máscaras

A estratégia é intensificar as orientações sobre o combate à Covid-19 e insistir nas medidas de proteção individual e coletiva (Foto: Divulgação)

 

Além desses locais, a SMS também realizará ações do Dia D Ação Comunitária nas saídas das rodovias Anchieta, Dutra, Bandeirantes, Raposo Tavares e Anhanguera e em grandes vias urbanas da capital, como as avenidas Salim Farah Maluf, Sapopemba, Aricanduva, Inajar de Souza, Cupecê e Vital Brasil.

Também estão previstas ações na rua das Juntas Provisórias, estrada do M'Boi Mirim, avenida Água Espraiada e em todas as saídas e entradas da avenida 23 de Maio.

A SMS e os órgãos de saúde no mundo todo recomendam que não sejam realizadas festas e confraternizações de final de ano. Aglomerações e eventos públicos estão proibidos. Encontros e reuniões familiares são desaconselhados, a não ser entre as pessoas que residam na mesma casa e com todos os cuidados. Máscara, higiene e distanciamento são o melhor presente para este momento. O momento é de valorizar e preservar a saúde e a vida.