Cuidados e protocolos ao chegar em casa da rua para evitar o coronavírus

Sapatos e bolsas; quais os cuidados com a roupa; qual a primeira coisa a fazer ao chegar em casa da rua?

Já sabemos que atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, ajudam a reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Como a transmissão da Covid-19 se dá por meio de secreções, ficar em casa ainda é a melhor alternativa para evitar o contato com pessoas infectadas. Por vezes, se torna necessário sair às ruas para trabalhar ou fazer compras. Quando isso ocorre, os cuidados ao retornar devem ser redobrados.

Como não sabemos quem e nem o que está infectado, devemos trabalhar como se nossos sapatos, bolsas, roupas, compras, tudo e todos estejam contaminados. Assim, diminuímos o risco de pegar a doença e espalhar o vírus.

É sempre bom lembrar que, ao sair de casa, o melhor é ter um frasco de álcool em gel à mão, na bolsa ou mochila. Assim, após tocar no botão do elevador, na maçaneta, abrir portas, você garante a higiene das mãos – uma importante medida na prevenção ao coronavírus.

Na volta para casa deixe os sapatos para fora ou leve-os para a lavanderia e entre de meias ou descalço. Se possível, separe um par somente para sair de casa.

LEIA TAMBÉM:

Saiba como cuidar dos animais de estimação durante a pandemia

São Paulo estrutura seu plano de vacinação contra a Covid-19

Mães com Covid-19 podem amamentar sem risco para o bebê

Como contribuir para a saúde mental de crianças e adolescentes durante a pandemia

Em seguida, tire as roupas, jogue-as em um cesto ou na máquina de lavar, feche a tampa, espere acumular e lave tudo de uma vez. Posteriormente, para se relacionar com as pessoas da casa, tome um banho, com foco constante na higienização das mãos com água, sabão ou álcool em gel.

Bolsas e mochilas
Até chegar em casa, a bolsa pode encostar em muitas superfícies, por isso, vale higienizá-la com álcool 70% ou algum produto específico, como água sanitária ou detergente. E para evitar que a bolsa contamine móveis como sofás, mesas, cadeiras, arranje um lugar ou separe um cabide para pendurá-la.

As compras
Todo e qualquer produto em um supermercado passa pelas mãos de funcionários e clientes que, às vezes, pegam e não levam. Por isso, podem estar contaminados. Embalagens como caixas, latas, potes de plástico, vidros, garrafas, sacos plásticos, na medida do possível, devem ser lavados com água e detergente. Depois, é só secar e guardar.

Verduras, frutas e legumes devem ser colocados sob água corrente e, posteriormente, em solução de hipoclorito de sódio ou conforme instruções da embalagem.

Higienize o que tocar
Quando entrar em casa, limpe a maçaneta e todo e qualquer objeto em que tenha tocado antes de lavar as mãos com água e sabão. O cuidado vale para o telefone celular, controle remoto, chaves, entre outros objetos.

Essas recomendações só valem para quem chega da rua. Se não estiver saindo de casa durante a quarentena, não há motivos para desespero. Limpar a casa uma vez ao dia, varrer e utilizar um pano úmido no piso com um desinfetante comum ou água sanitária, respeitando as instruções de diluição presentes na embalagem, já é suficiente.