Saúde cria mural virtual em homenagem às vítimas da covid-19

Familiares e amigos podem registrar mensagens e ter acesso a atendimento psicológico para elaboração do luto

A pandemia da covid-19 mudou completamente a vida de todos diante do medo e tantas perguntas sem resposta. O vírus ceifou vidas, afetando tantas pessoas que se tornou impossível olhar para o lado e não testemunhar a perda de um familiar, um amigo, um conhecido.

Quem perdeu alguém nesse período não pôde ou teve pouco tempo para se despedir. O direito ao adeus e à vivência do luto ficou impossibilitado, tornando o cenário ainda mais difícil. Ter ainda que lidar com a saudade é um desafio. Sentir a vontade de perpetuar a memória e declarar a importância do ente querido são desejos comuns para a maioria das pessoas.

Com um memorial online, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encontraram uma forma de homenagear a memória das vítimas da covid-19 na capital. A plataforma digital A Última Homenagem abre espaço para mensagens póstumas e também oferece apoio emocional a familiares e amigos por meio dos profissionais e dos equipamentos da área técnica da Saúde Mental.

No site, é possível publicar mensagens com uma homenagem à vítima, lembrando a história, características e publicar foto da pessoa. Cada registro será simbolizado por uma flor – astromélia, flor de cerejeira, amor perfeito e gerânio – que trazem significados de amizade, gratidão, amor e perpetuação do espírito. Os relatos ficam expostos em memorial acessível a todos.

Conteúdo de apoio
Além do mural virtual, o site oferece conteúdo de apoio à saúde mental das famílias em luto. Esse serviço é disponibilizado por meio de uma cartilha com orientações gerais sobre saúde mental e telefones úteis, por exemplo, e também pelo botão “Desejo conversar com alguém”, que orienta o usuário a entrar em contato com um profissional da saúde da rede.

LEIA TAMBÉM:

Atenção aos sinais e procurar ajuda: as dicas para cuidar da saúde mental na pandemia

Idosos requerem cuidados dobrados na pandemia; saiba quais

Cuidados e protocolos ao chegar em casa da rua para evitar o coronavírus

Como contribuir para a saúde mental de crianças e adolescentes durante a pandemia

Empatia, diálogo e humanização são as bases para o contato entre o cidadão e os profissionais da saúde. A partir dessa conversa, é realizado o encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que farão o acompanhamento médico e psicológico.

Desde a implementação da plataforma, as equipes da Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde já tem realizado atendimentos a partir da conversa inicial com os usuários. O foco é a integralidade do cuidado e o bem-estar integral do ser humano, por isso são realizadas consultas com profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos e assistentes sociais.

Uma palavra, um texto, ou até mesmo a falta das palavras expressarão o desejo de perpetuar a memória daqueles que perderam a vida na pandemia de covid-19. Para conhecer mais sobre o projeto, ler ou registrar uma homenagem, basta acessar https://aultimahomenagem.prefeitura.sp.gov.br/