Capital recebe primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo recebeu 165.300 doses do imunizante nesta segunda-feira (25)

Do lado esquerdo há um frasco da vacina de Oxford com rótulo verde. Atrás aparece uma caixa branca aberta, onde estão as demais ampolas, com um rótulo onde está escrito vacina covid-19 (recombinante) e demais informações sobre o imunizante

Primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram nesta segunda-feira (25) ao Cadi da Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Renato Damião)

 

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) recebeu nesta segunda-feira (25) o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca, do contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS), contra o coronavírus – são 165.300 doses. As vacinas saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL) do Governo do Estado e chegaram por volta das 11h ao Centro de Armazenamento e Distribuição de Biológicos (Cadi) da SMS.

O lote de imunizante será distribuído nesta terça-feira (26) entre os cinco Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padis) do município, que fará a distribuição entre os hospitais. O Programa Municipal de Imunizações da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde segue rigorosamente as orientações dos programas nacional e estadual de imunizações (leia mais aqui).

As vacinas de Oxford/AstraZeneca serão adicionadas ao programa municipal de vacinação contra o coronavírus, que num primeiro momento prioriza os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à Covid-19 (enfermarias e UTIs Covid-19) públicos e privados, prontos-socorros, UPAs, AMAs, UBS (profissionais da ponta para atendimento de sintomáticos respiratórios) e os profissionais que trabalham no SAMU Resgate. Também fazem parte do grupo prioritário idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e indígenas.

LEIA TAMBÉM:

Capital entrará na fase laranja e regredirá à fase vermelha à noite e aos finais de semana

Mônica Calazans conta a emoção de ter sido a 1ª vacinada contra a Covid-19 no Brasil

Primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 já chegou a todos os Equipamentos de Saúde da capital

Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo segue Programas Nacional e Estadual de Imunizações

A vacinação contra a Covid-19 na capital teve início na terça-feira (19), com o primeiro lote de 203 mil doses da vacina Coronavc/Butantan entregue pelo Governo do Estado. A técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco foi a primeira profissional da rede municipal vacinada. Ela trabalha no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, zona norte de São Paulo.

Na quarta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a vacinação de indígenas na aldeia Tenondé-Porã, da etnia guarani, em Parelheiros, zona sul da capital.

O plano de vacinação do município está estruturado desde o fim de 2020. São 27 mil agentes mobilizados para a aplicação das doses, sendo 15 mil enfermeiros e 12 mil funcionários de apoio. Quinze milhões de seringas, 14 milhões de agulhas e os demais insumos necessários foram adquiridos antecipadamente pela Secretaria Municipal da Saúde.