Profissionais de saúde a partir de 60 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19

Público inclui trabalhadores que atuam em hospitais, clínicas e ambulatórios e também profissionais aposentados; vacina está disponível em todas as UBSs da capital

Profissional da saúde recebe a vacina no braço embaixo de uma tenda. Quem aplica é outro profissional da saúde. Os dois estão de roupas brancas e máscara

Profissional da saúde recebe a vacina contra a Covid-19 na UBS Vila Carioca (Foto: Secretaria Municipal da Saúde)

 

Profissionais de saúde a partir de 60 anos já podem tomar a vacina contra a Covid-19 em São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a vacinação para este público nesta terça-feira (9). Para receber a vacina, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), num dos cinco postos drive-thru montados na cidade ou ainda num dos três centros-escolas abertos para a campanha (veja abaixo os endereços). Para saber a UBS mais próxima, consulte o Busque Saúde.

Este público inclui todos aqueles trabalhadores que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, e também profissionais aposentados e os que ainda atuam nas redes pública e privada e não foram vacinados até o momento. As diretrizes seguem o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Os profissionais de saúde e auxiliares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) também serão imunizados a partir desta terça-feira.

LEIA TAMBÉM:

Vacina é a ferramenta mais eficaz da saúde pública na prevenção de doenças

Mais de 2.800 idosos são vacinados no primeiro dia de drive-thru

Capital inaugura cinco postos de vacinação contra a Covid-19 em sistema drive-thru

Os funcionários que estiverem no local de trabalho serão vacinados na própria unidade e os desempregados também podem se vacinar, basta ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou nos drive-thrus e centros-escolas. No local da vacinação, é necessário apresentar o CPF, documento de Conselho de Classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e comprovante de residência na cidade de São Paulo. Quem tiver, também pode apresentar o Cartão SUS.

A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas do Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo de São Paulo.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde

Cinco drive-thrus
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)

2. Arena Corinthians (Zona Leste)

3. Autódromo de Interlagos - Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (Zona Sul)

4. Centro de Exposições do Anhembi - Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (Zona Norte)

5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente - Rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (Zona Leste)

Três centros-escolas
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h

1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro

2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré

3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

Atendimento domiciliar
Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão vacinados em suas casas.