Médicos alertam para o aumento do consumo de álcool e outras drogas

Programa Redenção terá evento on-line com acessibilidade em libras no dia 28 de junho; psiquiatras abordarão os abusos em tempos de pandemia

A pandemia da Covid-19 aumentou o consumo de drogas e bebidas alcoólicas no mundo todo. No Brasil, os dados mostram aumento nos consumos de 17,2% de maconha, 7,4% de cocaína e 12,7% de benzodiazepínicos durante a pandemia. Com relação ao consumo de álcool, o aumento foi de 13,1%, um pouco abaixo da média mundial de 13,5%.

Desde 1987, o dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Com o objetivo de ressaltar a importância do tema e alertar para seus impactos, o Programa Redenção realiza na próxima segunda-feira (28), às 18h, a conversa on-line “Consumo de álcool e outras drogas na pandemia”, com transmissão no YouTube e acessibilidade em Libras.

LEIA TAMBÉM: Tratamento do alcoolismo tem portas sempre abertas nos Caps da capital

A conversa será com o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e coordenador técnico do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo, que oferece atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

O convidado é o também psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Serviço de Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Refletir sobre o próprio consumo durante a pandemia é um exercício importante e pode prevenir problemas. O uso problemático começa quando há perda do controle do uso, trazendo prejuízos à vida do indivíduo”, alerta o médico, que reforça o convite à participação de todos.

SERVIÇO
Consumo de álcool e outras drogas na pandemia
Segunda-feira, 28 de junho
Horário: 18h
Transmissão no canal do Programa Redenção no YouTube