Campanha contra a Covid-19 conclui faixa dos 30 anos nesta semana

Rede de postos de vacinação da SMS espera receber, de forma escalonada, mais de 740 mil moradores da capital com idade entre 30 e 34 anos

Nesta semana, a cidade de São Paulo começa a imunizar contra a Covid-19 seus moradores na faixa etária dos 34 aos 30 anos. O público que fecha o grupo dos 30 anos na campanha de vacinação é estimado em mais de 740 mil pessoas. Para a imunização, toda a rede de postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma a operação nesta segunda-feira (19).

A ampliação do público nesta etapa foi anunciada no fim da tarde de sexta-feira (16) pelo prefeito Ricardo Nunes. Com a convocação, mais de 305 mil pessoas com 30 e 31 anos de idade poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta semana, juntamente com os mais de 435 mil moradores da capital com idade entre 32 e 34 anos.

Vale lembrar que a imunização na capital segue de forma escalonada para evitar aglomerações e garantir segurança e bom fluxo de trabalho nos postos de vacinação.

Dessa forma, nesta segunda (19) a SMS convoca as pessoas com 34 anos; na terça (20), o público com 33, seguindo até fechar a semana na sexta-feira com o grupo dos 30 anos. Para o sábado  (24) está prevista uma repescagem prioritárias para a turma dos 30 aos 34 anos.

Integrantes dos grupos elegíveis anteriormente para receber a primeira ou a segunda dose dos imunizantes disponíveis e que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal podem buscar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as AMAs/UBS Integradas, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os 20 megapostos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, a rede de farmácias parceiras e os 21 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.

Para garantir as doses à população do município de São Paulo, a SMS reforça a obrigatoriedade de se apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS.

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não estiver em nome do próprio munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

Vale lembrar que o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Já no site Vacina Sampa, estão disponíveis a relação dos documentos necessários para comprovação de elegibilidade, modelos de declarações e a lista completa com os endereços de postos de vacinação abertos na capital.