Moradores da capital com 33 anos podem receber a vacina antiCovid nesta terça (20)

Toda a rede de postos de vacinação está em operação; comprovante de residência no município de São Paulo segue obrigatório

A cidade de São Paulo dá mais um importante passo na campanha de vacinação contra a Covid-19 e começa a vacinar com prioridade as pessoas com 33 anos a partir desta terça-feira (20). Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) espera imunizar mais de 145 mil pessoas desta nova faixa etária.

O sistema de escalonamento por idade continua por toda a semana. Na quarta-feira (21), será a vez de quem tem 32 anos.

Toda a rede de postos de vacinação da capital está em operação para receber o novo público, além de integrantes dos grupos abertos nas etapas anteriores da campanha que ainda não foram imunizados. Todos os grupos elegíveis para vacina estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Foto de vacinação. Uma profissional de saúde, à esquerda da imagem, vestindo um jaleco branco com símbolo do SUS em uma das mangas, touca de proteção nos cabelos e máscara de proteção branca está aplicando uma dose da vacina em um homem um pouco mais alto que está ao seu lado, à direita da imagem. Ele veste uma camisa preta, máscara de proteção preta e boné preto. O homem tem cabelos castanhos na altura do ombro. Ao fundo, há uma outra profissional de saúde.

Cidade de São Paulo inicia vacinação de pessoas com 33 anos nesta terça (20) (Foto: Edson Hatakeyama)

Com aplicação de primeira e segunda dose (D1 e D2), estão em funcionamento os megapostos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas operam das 7h às 19h.

No local de vacinação, é obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo no formato impresso ou digital. Se estiver em nome de outra pessoa, será preciso comprovar o parentesco por meio de um documento, como RG, certidão de nascimento ou de casamento, ou escritura de união estável.

LEIA TAMBÉM: Capital atinge 70% de cobertura vacinal em 1ª dose antiCovid na população adulta

Como forma de evitar aglomerações e longas filas de espera nos postos de vacinação, o site De Olho na Fila mostra a movimentação de pessoas em cada unidade da rede de imunização da capital. 

A SMS também recomenda fazer o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento no serviço de saúde. Basta fornecer dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento. 

Vale reforçar que a manutenção os cuidados contra a Covid-19 mesmo após receber a aplicação da vacina é essencial. Cada um de nós deve continuar seguindo com o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel, procurando manter distanciamento social e, principalmente, evitando aglomerações.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.
Confira todos os endereços dos postos de vacinação antiCovid na página Vacina Sampa