Capital reforma e amplia unidade neonatal do Hospital Municipal Waldomiro de Paula

Nova ala ganhou quatro novos leitos de terapia intensiva e mais quatro para cuidados intermediários; ampliação possibilitará realização de cerca de 400 partos por mês

O Hospital Municipal Professor Doutor Waldomiro de Paula, na zona leste, ganhou nesta quinta-feira (22) uma nova unidade neonatal. Reformada e ampliada, a ala, no 1º andar do hospital, conta agora com mais quatro leitos de terapia intensiva neonatal e quatro leitos de cuidados intermediários. Com a ampliação, será possível realizar cerca de 400 partos por mês, 50 a mais do que a média atual.

A partir de agora, as mulheres que derem à luz na unidade passam a contar com 30 leitos ao todo, dez de terapia intensiva neonatal e outros 20 para cuidados intermediários, com incubadoras, aparelhos de fototerapia, berços intensivos, entre outros. Com investimento total de R$ 310 mil, a obra de ampliação teve início em janeiro deste ano e foi finalizada neste mês.

Durante a entrega da nova ala, o prefeito Ricardo Nunes agradeceu o entusiasmo e a dedicação dos profissionais de saúde por importantes avanços na área. E revelou que, após as tratativas de venda do terreno onde está localizado atualmente o Hospital Edmundo Vasconcelos, na Vila Clementino, cerca de R$ 3 milhões serão destinados ao Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, para a realização de toda a pintura externa, reforma no centro cirúrgico, e outras obras.

Foto de hospital. Duas profissionais de saúde vestindo aventais azuis, máscaras de proteção brancas e toucas coloridas nos cabelos estão à esquerda da imagem. À direita, está um berço hospitalar vazio. As paredes da sala são azuis.

Equipe do HM Waldomiro de Paula observa os novos equipamentos da UTI neonatal (Foto: Edson Hatakeyama)

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, reforçou que a entrega da ala da maternidade e neonatologia do hospital, reformada e ampliada, é bastante simbólica para a cidade de São Paulo. "Felizmente, com a redução da pressão da Covid-19, devido aos esforços das nossas equipes de saúde e administrativas e o avanço da vacinação na cidade, é possível permitir o processo de reversão de algumas unidades hospitalares e ampliar o atendimento para as nossas crianças que nascem aqui no município”, afirmou.

O setor conta com 16 médicos neonatais, 55 profissionais da enfermagem, dois fisioterapeutas e um fonoaudiólogo. As mulheres dispõem de alojamento conjunto, apoio à mãe para amamentação, refeição e acesso livre (no caso de a mãe ter alta e o bebê ficar internado, as visitas podem ocorrer a qualquer momento).

Foto de hospital. As paredes da sala são brancas, com uma faixa cinza do meio ao chão. Ao todo, quatro leitos cobertos com lençóis brancos estão no cômodo. Entre duas camas está uma poltrona azul. Na parede ao fundo da sala, onde estão três janelas de vidro, estão mais duas poltronas azuis.

Com a reforma, a unidade também ganhou mais espaço e as mães terão equipamentos de apoio à amamentação (Foto: Edson Hatakeyama)

A unidade é referência no atendimento de casos relacionados à Covid-19, por isso, a sala neonatal está distante das demais áreas. A entrada das mães é feita por local específico, com todas as medidas de biossegurança já adotadas pelo município, como uso de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social. O berçário acolhe bebês de mães infectadas com o novo coronavírus em quartos isolados para ambos. Quando a mãe apresenta sintomas respiratórios, ela é isolada para a realização do teste de Covid-19, até o resultado do exame.

Sobre o hospital
O Hospital Municipal Professor Doutor Waldomiro de Paula, sob administração direta do município, foi fundado em 1985. Atualmente, é referência no atendimento a pacientes com Covid-19. A unidade realiza cerca de 26 mil atendimentos por mês e possui 80 leitos. São 50 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 30 de enfermaria.

SERVIÇO
Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula
Rua Augusto Carlos Bauman, 1.074 - Itaquera
Telefone: (11) 3394-8990