Gestantes e puérperas que tomaram vacina da AstraZeneca receberão segunda dose, da Pfizer, em casa

Imunização na capital será feita a partir de segunda-feira (26), observado o intervalo de 84 dias entre as doses

As 652 gestantes e puérperas que receberam a vacina Oxford/AstraZeneca como primeira dose contra a Covid-19, na capital paulista, poderão receber o imunizante da Pfizer a partir da próxima segunda-feira (26) para completar o esquema vacinal, conforme autorização do Programa Estadual de Imunizações (PEI). Para oferecer mais comodidade a essas mulheres, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) farão a vacinação em domicílio.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes e o secretário Edson Aparecido na manhã desta quinta-feira (22), durante a entrega da reforma e ampliação da unidade neonatal do Hospital Municipal Professor Dr. Waldomiro de Paula, na zona leste da capital.

Para isso, a lista das gestantes e puérperas elegíveis será encaminhada para as respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nela constam o nome, data da primeira dose, imunizante recebido e data prevista para a segunda dose - o intervalo é de 84 dias entre as duas doses. As UBSs ficarão responsáveis por contatar essas munícipes e realizar a imunização em suas casas.

LEIA TAMBÉM: Capital reforma e amplia unidade neonatal do Hospital Municipal Waldomiro de Paula

Calendário
Prefeito e secretário também anunciaram nesta manhã que na próxima semana, a cidade de São Paulo vai vacinar as pessoas com 29 anos contra a Covid-19, na terça e quarta-feira (27 e 28). Na quinta e sexta (29 e 30) será a vez da população com 28 anos. As doses para a imunização desses novos grupos etários devem ser entregues pelo Governo do Estado ao município nesta sexta (23), para que os postos de vacinação sejam abastecidos na segunda-feira (26). São esperadas 143.861 pessoas com 29 anos e 145.496 com 28 anos.

A SMS ressalta que, na segunda (26), os postos estarão abertos para aplicação de doses (D1 ou D2) para integrantes de grupos etários anteriores que ainda não se vacinaram.

Neste sábado (24), a capital fará repescagem para quem tem entre 30 e 34 anos e não conseguir se vacinar ao longo desta semana.

Nesta quarta (21), a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 9 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, e alcançou 75,5% da população elegível com a primeira dose. São 6.660.013 primeiras doses, 2.166.711 segundas doses e 305.894 doses únicas.

Onde se vacinar
A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa.