Rede de vacinação antiCovid da capital recebe pessoas com 30 anos nesta sexta

Repescagem do grupo de 30 a 34 anos está programada para o sábado (24)

Começa nesta sexta-feira (23) a vacinação antiCovid de pessoas com 30 anos que residem na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) espera vacinar mais de 154 mil munícipes do novo grupo.

No sábado (24), está programada a repescagem de vacinação para o público de 30 a 34 anos que não recebeu a primeira dose do imunizante, além do reforço de segunda dose para todos os grupos elegíveis que estão em tempo de completar o esquema vacinal ou perderam o prazo.

Além das pessoas com 30 anos, quem faz parte dos grupos abertos nas fases anteriores da campanha e ainda não recebeu o imunizante também pode procurar os megapostos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, com funcionamento das 8h às 17h, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas, que estão operando das 7h às 19h. Toda a rede de vacinação da capital está em operação.

Foto de vacinação. À esquerda da imagem, uma profissional de saúde vestindo jaleco branco, touca de proteção nos cabelos e máscara branca está aplicando a vacina em uma mulher, que está à direita da imagem. A moça tem cabelos cacheados escuros na altura do ombro, veste uma blusa azul com uma das mangas abaixada, no local do braço que está recebendo a dose. Ao fundo, há uma fila de pessoas.

Vacinação avança e pessoas com 30 anos são esperadas pela rede de postos (Foto: Edson Hatakeyama)

Para receber a vacina, é obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo no formato impresso ou digital. Se estiver em nome de outra pessoa, será preciso comprovar o parentesco por meio de um documento, como RG, certidão de nascimento ou de casamento, ou escritura de união estável.

LEIA TAMBÉM: Saúde monitora 8 casos da variante delta no município

Para evitar aglomerações e longas filas de espera, o site De Olho na Fila mostra a movimentação em cada unidade da rede de postos. 

Além disso, o pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no serviço de saúde. Basta fornecer dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento. 

9 milhões de doses aplicadas

A campanha de vacinação antiCovid da cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 9 milhões de doses aplicadas. Ao todo, foram 9.132.618 doses contabilizadas pelo Vacinômetro da SMS, sendo 6.660.013 de primeira dose (D1) e 2.166.711 de segunda dose (D2). 305.894 pessoas receberam o imunizante de dose única (DU).

Vale reforçar que a manutenção dos cuidados contra a Covid-19 mesmo após receber a aplicação da vacina segue essencial. Cada um de nós deve continuar seguindo com o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel, procurando manter distanciamento social e, principalmente, evitando aglomerações.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos e mais informações sobre a campanha antiCovid da capital estão disponíveis na página Vacina Sampa.