Vacinação contra a gripe ultrapassa 3 milhões de doses

Saúde reforça a importância da vacina da gripe para os mais jovens, na capital a aplicação do imunizante é realizada nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas

Disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, segue ampliada na capital paulista para toda a população acima de 6 meses de idade e nesta semana ultrapassou a marca de 3 milhões de doses aplicadas. A meta da campanha municipal é imunizar 4,5 milhões de pessoas.

Com a medida, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de as pessoas mais jovens não perderem a oportunidade de receber o imunizante.

Até esta quinta-feira (22), foram aplicadas 3.132.598 doses da vacina, o que corresponde a 57,7% do público estimado. Além disso, 140.421 crianças da capital tiveram carteirinha de vacinação atualizada. A cobertura vacinal nas crianças de seis meses a 6 anos já chega a 62%, seguida pelos idosos com 59,9% da população vacinada.

A imunização é feita por ordem de chegada nos postos. Para se vacinar, basta comparecer a um dos postos levando documento de identificação, cartão SUS e carteira de vacinação.

Foto de frasco de vacina. A mão de uma profissional de saúde vestindo um jaleco branco está segurando um frasco de vacina transparente, com o rótulo branco e verde e tampa cinza. No rótulo está a frase “Vírus influenza fragmentado e inativado”.

Em dose única anual, a vacina da gripe é trivalente (Foto: Edson Hatakeyama)

Proteção
A proteção da vacina é fundamental para reduzir complicações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor o contágio. Com isso, os riscos de formas mais graves ou fatal também diminuem.

Vacinar-se contra a gripe protege o sistema respiratório e ainda facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças, além de evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde com internações durante o período da pandemia.

Por isso, os jovens que ainda não foram convocados na campanha contra o coronavírus não devem perder a chance de se vacinar contra a gripe para reforçar as defesas do organismo enquanto não recebe as doses contra a Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Cinco perguntas sobre a vacina contra a gripe

A SMS ressalta que pessoas que estão com Covid-19 ou tiveram alta há menos de 28 dias ainda não podem receber a vacina contra a gripe, devem esperar pelo menos um mês. O imunizante também não pode ser aplicado em quem recebeu a vacina antiCovid há menos de 14 dias ou esteja com a segunda dose agendada para os próximos 14 dias.

SERVIÇO - VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NA CAPITAL
Até o término dos estoques de imunizantes, a aplicação da vacina contra a gripe será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas:

- 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde (UBS)
Os endereços das UBS também podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

- AMAs/UBSs Integradas
Veja aqui a lista com os endereços das AMA/UBS Integradas, que neste sábado (24) também disponibilizam o imunizante.