Capital reforça acolhimento emergencial à população em situação de rua nas noites frias

Com temperatura em declínio, simulações apontam que mínima de 3°C pode ser registrada na madrugada de sexta-feira (30) na capital; o disque 156 receberá indicações para abordagem social

Uma nova frente fria chega ao país e novos recordes de baixas temperaturas devem ser registrados na capital. A partir desta quarta-feira (28), uma força-tarefa reforça o acolhimento que vem sendo feito à população em situação de rua no município de São Paulo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) revela que essa queda acentuada de temperatura é provocada por uma nova e forte massa de ar polar. As simulações apontam que a temperatura mínima, em torno dos 3°C, poderá ser registrada na madrugada da sexta-feira (30) na cidade, enquanto a máxima neste dia será de apenas 13°C. Na quinta (29), os termômetros variam entre mínimas de 6°C e máximas que não devem superar os 12ºC.

Dessa forma, serão montadas cinco tendas em pontos estratégicos, as praças: Princesa Isabel (Luz), Barão de Tietê (Mooca), Salim Farah Maluf (Santo Amaro); Miguel Dell’erba (Lapa) e a Praça da Sé (região Central), para distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade.

Equipes do Consultório na Rua, iniciativa da SMS em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, farão visitas à essas tendas de acolhimento emergencial para eventuais atendimentos médicos.
A previsão é a de fornecer 5 mil pratos de sopa por noite nessas tendas, além da distribuição de 3,2 toneladas de agasalhos, cobertores e kits de higiene, oferecidos numa parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha.

A ação integrada conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante informar o endereço onde a pessoa em situação de rua está (o número do local pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa está vestida.

Também serão disponibilizados ônibus para transportar as pessoas que desejarem ser acolhidas e pernoitar nos centros oferecidos pelo município, que está disponibilizando mais 817 vagas para abrigar a população em situação de rua, que se somam às 340 já disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.

A Operação
Até 30 de setembro deste ano, o "Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas - 2021" será acionado sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente. Desde o dia 30 de abril, já foram feitos mais de 15 mil acolhimentos, sendo 5.315 pessoas nas madrugadas em maio, 5.412 em junho e 4.702 até o dia 25 de julho.

Na época de baixas temperaturas, os clubes esportivos reforçam a ampliação das vagas. Foram criadas 340 vagas, sendo 200 no Clube Esportivo Tietê, desativado em janeiro deste ano, e 140 vagas no Clube Pelezão. Ao chegar, os acolhidos são encaminhados aos leitos, alimentação e banho.

Equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Consultório na Rua, da SMS abordam de forma itinerante e permanente esse público mais vulnerável em situação de calçada. O aceite para os Centro de Acolhidas é voluntário, e em caso de recusa, um cobertor é ofertado.

Vacinação
Até 21 de julho foram aplicadas 28.431 doses de vacina contra Covid-19, entre D1, D2 e doses únicas, em idosos e pessoas acima de 18 anos, cadastradas em centro de acolhida da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). São 14.952 pessoas em situação de rua que estão com esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses (D1 + D2), ou dose única. Considerando o Censo da População em Situação de Rua 2019, que apresentou 24.344 pessoas na cidade, até o momento, mais de 60% desta população está vacinada.