Vacinação ampliada contra gripe já ultrapassa 60% do público estimado na capital

Gestantes, crianças e idosos lideram índices de adesão, mas todas as pessoas interessadas com mais de seis meses de idade podem procurar as unidades de saúde para receber a dose do imunizante

A campanha de imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, continua na capital paulista para toda a população acima de 6 meses de idade.

Segundo dados da última terça-feira (27), foram aplicadas 3.371.318 doses da vacina, equivalente a 60,6% do público estimado. Além disso, 154.895 crianças da capital tiveram a carteirinha de vacinação atualizada. A cobertura vacinal nas gestantes já chega a 66,3%, seguida das crianças com 63,6% e dos idosos com 61,5% da população vacinada.

A vacinação segue disponível nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas 82 AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A expectativa é imunizar 4,5 milhões de pessoas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de todas as pessoas se vacinarem contra a gripe, principalmente as gestantes. Visto que o quadro clínico de infecção pelo vírus da influenza é mais grave e apresenta maior taxa de mortalidade em grávidas.

Foto de vacinação. Profissional da saúde vestindo roupa de proteção, máscara, touca e óculos de grau, está inclinada aplicando vacina da gripe em mulher que está sentada em cadeira usando máscara, macacão e segurando bolsa cinza no colo. Ao fundo é possível ver uma mesa com alguns materiais de enfermagem.

Vacinação contra o vírus da gripe ultrapassa 3 milhões de doses aplicadas (Foto: Edson Hatakeyama)

LEIA TAMBÉM: Veja 10 dicas para ficar longe da gripe

Por isso, mulheres em qualquer idade gestacional e as puérperas, até duas semanas após o parto fazem parte do grupo considerado de risco para complicações da gripe e não podem perder a oportunidade de se vacinar.

A vacinação se dá conforme ordem de chegada nos postos. Na unidade, é necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e carteira de vacinação.

Todo mundo imune

Aproveitar a ampliação da campanha de vacinação contra o vírus da influenza é essencial para reduzir complicações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O contágio do vírus é reduzido conforme mais pessoas vão se vacinando, diminuindo significativamente os riscos de formas mais graves ou fatal.

Dessa forma, aqueles que ainda não foram convocados na campanha contra a Covid-19 não devem perder oportunidade de se vacinar contra a gripe. Isso auxilia defesas do organismo a se fortalecerem enquanto esperam para receber as doses da vacina antiCovid.

A SMS ressalta, para quem acabou de se vacinar contra a Covid-19, que é necessário esperar no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe. Além disso, pessoas que estão com coronavírus ou tiveram alta há menos de 28 dias devem esperar pelo menos um mês para receber o imunizante contra a gripe.

SERVIÇO - VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NA CAPITAL

Até o término dos estoques de imunizantes, a aplicação da vacina contra a gripe será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas:

- 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde (UBS)

Os endereços das UBS também podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

- AMAs/UBSs Integradas
Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

Veja aqui a lista com os endereços das AMA/UBS Integradas, que neste sábado (31) também disponibilizam o imunizante.