De Olho na Fila passa a informar vacinas antiCovid disponíveis nos postos para segunda dose

Ferramenta ultrapassa 14 milhões de acessos e ganha nova funcionalidade a partir desta sexta-feira (30)

A página De Olho na Fila passa a informar a partir desta sexta-feira (30), as vacinas antiCovid disponíveis nos postos de vacinação para a segunda dose. A estratégia é oferecer ao paulistano mais um recurso tecnológico para facilitar e agilizar a imunização contra a Covid-19 na cidade.

Lançada no dia 15 de junho pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a plataforma já teve mais de 14 milhões de acessos.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o objetivo é que a ferramenta auxilie o munícipe a se deslocar a um posto de vacinação que tenha o imunizante necessário para completar o seu esquema vacinal. “É importante que a população acesse a internet e utilize mais esse recurso desenvolvido pela secretaria para otimizar o tempo das pessoas no momento da vacinação”, pontua.

Vale lembrar que a segunda dose está disponível em todos os postos da capital, em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, também das 7h às 19h, nos 21 drive-thrus, 21 megapostos e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

Movimentação em tempo real
Na página também é possível acompanhar em tempo real o movimento nos mais de 600 pontos de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, o que auxilia o munícipe a verificar o horário ideal para se deslocar, evitando assim filas e aglomerações. A ferramenta estará disponível ao longo de todo o processo de vacinação.

A secretaria recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual e reforça a importância do pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados pessoais como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

No ato da vacinação, é obrigatória apresentação de documentos pessoais, preferencialmente CPF, o cartão SUS e um comprovante de residência na capital. A medida é necessária para garantir a vacinação à população do município.

Vale lembrar que a pandemia não terminou e os cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos mesmo após a aplicação da vacina, inclusive para quem já teve a doença, seguindo com o uso correto de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social.

Mais informações, como o calendário atualizado de vacinação da cidade de São Paulo, os públicos elegíveis nesta fase da campanha antiCovid e a lista completa de postos podem ser conferidas na página Vacina Sampa.