Tenda na Sé oferece atendimento veterinário aos animais de pessoas em situação de rua

Ação integra a Operação Baixas Temperaturas e ocorre até a próxima segunda-feira, organizada pela Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (Cosap) do município

A cidade de São Paulo realiza até a próxima segunda-feira (2) uma ação voltada especialmente para os animais da população em situação de rua. Como parte da Operação Baixas Temperaturas, uma tenda de serviços foi montada na Praça da Sé, região central da capital, e além de cobertores, agasalhos e alimentos quentes para as pessoas, irá oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais.

“Vamos avaliar a condição dos animais, verificar os que não são castrados e se os responsáveis concordarem, vamos programar a castração”, contou a coordenadora de Proteção ao Animal Doméstico da cidade, Analy Xavier.

A ação, que ocorre especialmente para o atendimento à população em situação de rua, conta com o apoio de um veterinário e de um agente de zoonoses. Os animais que necessitarem de atendimento veterinário especializados serão encaminhados para os hospitais públicos veterinários das zonas Norte, Sul e Leste da cidade.

Cena urbana. Segurado pelo dono por uma corda que serve de coleira, um cachorro marrom, esguio, de pelo curto e  simpático fica em pé para brincar com a coordenadora da Cosap, ela é ruiva e veste blusão cor de vinho, ao seu lado está uma agente da Vigilância em Saúde, uniformizada

Ação realizada pela Cosap leva cuidados de saúde aos pets que vivem na região central da capital (Foto: SMS)

Tendas emergenciais
A ação intersecretarial, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com a participação da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, conta com cinco tendas que realizam a distribuição de sopa, chá, chocolate quente, agasalhos e cobertores em diferentes regiões da capital: Praça da Sé (Centro), Praça Princesa Isabel (Luz), Largo da Concórdia (Brás) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). Na região de Santo Amaro, a tenda da Praça Salim Farah Maluf foi transferida para a Praça Floriano Peixoto.

Além dos alimentos, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) colocou além dos veículos já utilizados desde o fim de abril, mais sete ônibus e 15 vans do Atende, para garantir o transporte de quem aceitar o abrigamento.

Serviço – Atendimento aos animais da população em situação de rua

Tenda Emergencial Sé 
Funcionamento:
Sábado e domingo (31 e 1º) – das 9h às 17h
Segunda-feira (2) – Das 8h às 12h