No Dia Nacional da Saúde, relembre 5 ações que fazem a diferença na Saúde da capital

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a cidade de São Paulo tem pontos a comemorar nesta data

Nesta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Embora o Brasil e o mundo estejam doentes há mais de um ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, vale sempre relembrar as muitas conquistas alcançadas pelo município de São Paulo nos últimos meses. Mesmo em meio às dificuldades e desafios impostos pelo coronavírus, a atuação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) honrou a missão de não deixar a população sem atendimento.

1. 10 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

De todas as grandes conquistas, a vacina é, sem dúvida, a mais importante. No final de julho, a campanha de vacinação contra Covid-19 da capital ultrapassou a marca de 10 milhões de doses aplicadas. Todos os imunizantes disponíveis nos postos de vacinação foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com segurança e eficácia comprovadas.

2. Mais de 600 pontos de vacinação contra a Covid-19 na capital
Com o avanço da campanha de imunização antiCovid, a cidade de São Paulo passou a inaugurar cada vez mais postos de vacinação. São 468 Unidades Básicas de Saúde, 82 AMAs/UBSs Integradas, 3 Centros-Escolas de Saúde, 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), 21 megapostos com acesso a pedestres, 21 drive-thrus, além dos postos volantes e farmácias parceiras. Todos os endereços estão disponíveis na página Vacina Sampa.

3. De Olho na Fila ultrapassa 15 milhões de acessos em 45 dias
O site De Olho na Fila é uma ferramenta da Prefeitura de São Paulo, com o intuito de agilizar o processo de vacinação contra a Covid-19. A plataforma ultrapassou rapidamente a marca de 15 milhões de acessos de pessoas que pesquisaram a movimentação nos mais de 600 pontos de imunização contra o coronavírus na cidade. Para evitar longas filas de espera e aglomerações, acessar o site antes de se deslocar até o posto de vacinação é fundamental.

4. PrEP na Rua
O projeto PrEP na Rua, da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que teve sua primeira ação realizada em junho, busca expandir o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A PrEP consiste em proteger a pessoa do vírus HIV antes mesmo da exposição, com uso contínuo de medicamentos antirretrovirais, sendo um comprimido por dia. Nas ações promovidas pelo projeto, a população também tem acesso aos testes rápidos de HIV, preservativos, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.


5. SUS é eleito o melhor serviço público da capital
Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi eleito pelos paulistanos como o melhor serviço público da cidade. A conquista apareceu na pesquisa Datafolha, de 2021, publicada na revista “O Melhor de São Paulo - Serviços 2021”, do jornal Folha de S. Paulo. A pesquisa é feita anualmente desde 2015. Segundo a publicação, o sistema de saúde pública foi apontado como o melhor serviço da capital por 13% dos entrevistados e desbancou o Poupatempo, instituição hexacampeã na pesquisa e que teve 12% dos apontamentos. O Metrô, que já esteve no topo do pódio em quatro anos, obteve 11% das indicações em 2021.