Agosto Dourado - Amamentação exclusiva nos primeiros meses reduz mortalidade infantil

Além de alimentar os bebês, o leite materno possui substâncias anti-inflamatórias

A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida reduz a mortalidade infantil por doenças como diarreia e pneumonia. Ela evita infecções ou diminui a gravidade das doenças que o bebê possa pegar.

Os bancos de leite são de extrema importância para os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Além de proporcionar a entrega de um alimento rico em vitaminas, substâncias anti-inflamatórias e outros nutrientes para o bebê, o aleitamento traz benefícios também para a mãe!

E para doar não é necessário ter excesso de leite! Qualquer mulher que esteja amamentando, saudável e não tome remédios que afetam o leite pode doar. A produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê) mais leite é produzido.

Confira neste episódio do programa “Dona de Mim”, do canal da Secretaria Municipal da Saúde no Youtube, uma entrevista com Juliana Miranda, coordenadora do banco de leite humano do Hospital Municipal Maternidade-Escola da Vila Nova Cachoeirinha. Ela fala sobre o Agosto Dourado e os benefícios da amamentação para as mães e os bebês.