SMS atinge nota máxima em transparência ativa da cidade de São Paulo

Índice avalia o nível de transparência dos portais institucionais da administração pública direta e indireta do município

No primeiro semestre de 2021, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) teve sua nota do Índice de Transparência Ativa (ITA) elevada de 9,72 para 10. Na classificação dos órgãos, entidades e instituições públicas mais transparentes da capital paulista, a SMS passou da 22ª para a 15ª posição.

Instituído em 2017, o indicador compõe o Índice de Integridade, previsto no item 73 do Programa de Metas 2021-2024, da Prefeitura de São Paulo. Divulgado no dia 30 de julho pela Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM), o ITA avalia o nível de transparência dos portais institucionais da administração pública direta e indireta do município.

O intuito é verificar o quanto estão sendo seguidos os parâmetros previstos em lei, as recomendações da CGM e da Secretaria Especial de Comunicação (Secom). “A Saúde assumiu esse compromisso e conquistou o melhor resultado possível. Sobretudo nessa conjuntura na qual a transparência de dados é mais relevante ainda, esse componente esteve o tempo todo presente no trabalho da SMS e das equipes envolvidas, às quais eu parabenizo e agradeço a conquista”, afirma o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

LEIA TAMBÉM: Relembre 5 ações que fazem a diferença na Saúde da capital

No contexto da pandemia, ferramentas como os boletins diários Covid-19 e o Vacinômetro, com atualizações sobre a situação epidemiológica no município e os números de doses antiCovid aplicadas, são destaques que elevaram o nível de transparência.

Recentemente lançado, o Painel Covid-19 exibe dados epidemiológicos, a situação da assistência, da vacinação e mapas dos territórios da Saúde. O site De Olho na Fila, que bateu 15 milhões de acessos até o dia 3 de agosto, informa aos munícipes como está a movimentação nos mais de 600 postos da cidade em tempo real e quais as vacinas disponíveis nesses locais para a segunda dose da imunização.

Na página Vacina Sampa, um botão exclusivo de transparência dá acesso aos contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de São Paulo durante a pandemia. Nessa mesma página, a SMS também divulga os novos grupos elegíveis para a vacinação antiCovid, publica protocolos de manejo clínico para a doença, de imunização, estudos de prevalência da infecção pelo coronavírus, como o inquérito sorológico, além de notícias.