Começa nesta quinta vacinação antiCovid para público de 23 anos

Mais de 146 mil pessoas devem ser vacinadas; confira a documentação necessária para receber a primeira dose

Nesta quinta-feira (12), a campanha de vacinação contra Covid-19 inicia mais uma faixa etária. Desta vez, moradores da cidade de São Paulo que tenham 23 anos podem receber a primeira dose da vacina. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima imunizar 146 mil pessoas com esta idade.

Embora o foco da vacinação seja o novo grupo prioritário, os integrantes dos grupos abertos em etapas anteriores que ainda não se vacinaram com a primeira dose (D1) ou já estão elegíveis à segunda (D2) também podem aproveitar a oportunidade.

Toda a rede de postos da capital está funcionando normalmente. Para se vacinar, basta procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas da capital, que funcionam das 7h às 19h. Bem como os 21 megapostos com acesso a pedestres, os 21 drive-thrus e rede de farmácias parceiras, no período das 8h às 17h.

Foto de vacinação em drive-thru. Duas profissionais da saúde vestindo jaleco, touca e máscara, estão ao lado de carro preto fazendo cadastro da pessoa que irá receber a vacina. Uma está preenchendo a carteirinha de vacinação e a outra está com uma caderneta e um tablet. Dentro do carro é possível ver uma mulher de máscara como condutora do veículo e um homem como passageiro. Ao fundo há outros carros.

Drive-thrus estão abertos para imunizar público de 23 anos nesta quinta-feira (Foto: Edson Hatakeyama)

A SMS recomenda o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já, a fim de agilizar o tempo de atendimento. É só acessar a plataforma e fornecer alguns dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Além disso, o site De Olho na Fila mostra como está a movimentação de pessoas nos postos de vacinação, com objetivo de evitar aglomerações e filas de espera.

É obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de residência impresso ou digital no município de São Paulo. Se estiver em nome de outra pessoa, é necessário comprovar o parentesco ou união estável com documentos.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

Dia 11/08/2021 (quarta-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Todos os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.