Envio de propostas ao Plano Municipal de Saúde pode ser feito pela população até quinta-feira (19)

Sugestões devem ser enviadas pela plataforma Participe+; a participação social é fundamental na construção do SUS

Os moradores da cidade de São Paulo têm até quinta-feira (19) para participar do planejamento de ações da rede municipal de saúde para os próximos quatro anos. A participação da população é a primeira etapa do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025, que norteia as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

As sugestões de melhorias devem ser enviadas por meio da plataforma Participe+.

O cidadão interessado deve cadastrar-se com número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e ter um e-mail válido. Depois, ele deve informar também dados pessoais, como data de nascimento e Código de Endereçamento Postal (CEP).

Entidades também podem fazer a inscrição na plataforma, como conselhos gestores municipais de saúde, conselhos de classe, sindicatos, associações etc.

A participação nessa primeira etapa é muito importante, tendo em vista que as sugestões de melhorias enviadas pela população serão analisadas pelas áreas técnicas e podem ser incorporadas ao PMS. As áreas temáticas para classificação das propostas podem ser consultadas neste link.

Após o dia 19 de agosto, todas as propostas enviadas pelos cidadãos serão encaminhadas aos conselhos gestores locais para que sejam priorizadas e, em seguida, colocadas novamente na plataforma Participe+ para uma votação popular.