Adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades podem receber a vacina antiCovid nesta quarta (18)

Estão inclusos também os jovens com deficiência permanente, gestantes e puérperas nessa faixa etária; saiba os documentos necessários

Nesta quarta-feira (18), a cidade de São Paulo inicia a vacinação contra Covid-19 para os adolescentes com 16 e 17 anos que tenham deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas dessa faixa etária. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) espera cerca de 48 mil munícipes nos postos.

A vacinação desse público será feita com o imunizante da Pfizer, tendo em vista que é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para essa faixa etária.

Toda a rede de imunização da capital está em operação. São 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além das farmácias parceiras, dos 20 megapostos e 21 drive-thrus, com funcionamento das 8h às 17h.

Foto de vacinação em drive-thru. Uma profissional de saúde vestindo jaleco branco está mostrando a seringa vazia para um rapaz mais alto, que está ao seu lado. Ele, que olha para a profissional, usa camisa preta e está levantando a manga de um braço com uma das mãos.

Capital inicia vacinação contra Covid-19 de jovens com 16 e 17 anos nesta quarta (18) (Foto: Divulgação)

Documentos necessários

Para receber a dose da vacina, o jovem deve estar acompanhado pelo responsável. Caso o acompanhamento do responsável não seja possível, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

O munícipe também deve apresentar documentos de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de residência no município de São Paulo, em formato impresso ou digital, em nome dos pais ou responsável.

Nos casos de deficiência permanente, o jovem deve levar um comprovante, podendo ser um laudo médico que indique a deficiência, cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Estão no grupo de deficiência permanente:

1) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
2) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
3) Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores se encontram abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
4) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Nos casos de comorbidades, o cidadão deve apresentar um comprovante de condição de risco, como receitas, relatórios médicos em formato impresso ou digital e demais documentos com identificação do paciente, CRM do médico e na validade de 2 anos de emissão.

Mais detalhes sobre as deficiências permanentes e comorbidades estão disponíveis na página Vacina Sampa.

A SMS ressalta que o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

18 de agosto de 2021 (quarta)

Drive-thrus e farmácias parceiras: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
Megapostos: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
UBSs: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Para consultar os endereços dos postos, acesse a página Vacina Sampa.