Uso de máscara e outras medidas devem seguir mesmo após imunização antiCovid

Seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19 são tão importantes quanto receber a vacina

Quem já estava fazendo planos para abandonar o uso de máscaras e outras medidas sanitárias contra a pandemia, deve ter um pouco mais de paciência. Apesar de a cidade de São Paulo ter ultrapassado 100% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, na última terça-feira (17), um marco importante alcançado graças à ampla adesão da população paulistana e ao empenho dos profissionais de saúde, isso não significa que a pandemia esteja controlada.

As vacinas não impedem a infecção pelo novo coronavírus, porém evitam formas graves da doença, reduzindo a chance de internação e óbito. Além de se imunizar, seguir os protocolos de segurança contra o vírus diminui ainda mais as probabilidades de contaminação.

LEIA TAMBÉM: Mais de 200 mil pessoas na capital estão com a segunda dose da vacina antiCovid atrasada

Imagine que você já está vacinado e decide não usar mais máscara, por exemplo. Você pode ser contaminado pelo novo coronavírus, mas dificilmente desenvolverá sintomas fortes graças à vacinação. Contudo, há chance de transmitir a Covid-19 para quem não está imunizado.

Uma pessoa que não está vacinada não possui anticorpos contra a Sars-CoV-2 e corre o risco de desenvolver um quadro clínico mais grave. Portanto, os cuidados devem ser mantidos mesmo após a vacina.

Use máscara corretamente
Usar máscara é uma forma de proteger você e as pessoas ao seu redor. Quando usada corretamente, cobrindo boca e nariz, é capaz de salvar vidas.

Isso porque, ela funciona como uma barreira física de proteção, impedindo a liberação de gotículas no ar quando falamos, tossimos ou espirramos. O uso da máscara é recomendado em todos os locais e durante qualquer tipo de atividade, inclusive durante a prática de exercícios físicos.

É indicado retirá-la somente para se alimentar. Além disso, as mãos devem ser higienizadas antes e depois de tocá-la.

Duas mãos usando luvas azuis estão segurando uma máscara de proteção descartável, em tom azul claro. O fundo da imagem é branco.

Uso de máscara e outros cuidados contra a Covid-19 devem seguir mesmo após vacina (Foto: Divulgação)

Higienize as mãos com frequência
Por falar em higienização das mãos, não é novidade que o álcool em gel já faz parte da rotina de grande parte da população. Mas não é só ele que pode impedir a infecção pelo vírus da Covid-19.

Lavar as mãos com água e sabão também é fundamental para a eliminação do vírus, e deve ser a primeira escolha de limpeza, visto que o álcool em gel não é recomendado quando elas estiverem molhadas ou visivelmente sujas.

A pele é um reservatório de vários micro-organismos que são transferidos de uma superfície para outra, de duas maneiras:

  • De forma direta: quando tocamos a mão de outra pessoa e depois o rosto;
  • De forma indireta: quando tocamos uma superfície contaminada e depois o rosto.

As mãos são as principais vias de transmissão desses micro-organismos. Dessa forma, higienizá-las ajuda a prevenir a propagação das infecções.

Evite aglomerações
O distanciamento social continua sendo uma das principais medidas de segurança contra a pandemia. Por isso, evite aglomerações em espaços públicos e fechados.

Embora altere a rotina de todos, manter o distanciamento físico, evitar abraços, beijos, apertos de mão e eventos também são atitudes eficazes para diminuir a proliferação do vírus.