Propostas enviadas pela população para o Plano Municipal de Saúde passam por etapa de priorização

As sugestões recebidas por meio do site Participe+ serão priorizadas até 1º de setembro

Uma nova etapa do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025 é iniciada nesta quarta-feira (25). As propostas enviadas pelos cidadãos por meio da plataforma Participe+ serão encaminhadas aos conselhos gestores locais para que sejam priorizadas até o dia 1º de setembro.

A primeira etapa do PMS, em que a população fez sugestões de melhorias para a rede municipal de saúde, foi encerrada ontem (24).

Nesta nova fase, os conselhos de saúde das Supervisões Técnicas de Saúde de cada região avaliam e debatem as solicitações apresentadas pela população para elencar 15 prioridades. Os conselhos são órgãos tripartites, compostos por usuários, trabalhadores e gestores de saúde, permitindo assim um olhar ampliado sobre as propostas apresentadas na plataforma.

Após serem priorizadas, as propostas retornam à plataforma online para votação popular, dando início a uma nova etapa do PMS no período de 9 a 13 de setembro. A votação da sociedade civil elegerá as propostas que serão avaliadas pelos gestores e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), considerando o planejamento, o tempo de implantação, os recursos financeiros e demais critérios que definem a viabilidade.

Portanto, quem enviou sua sugestão de melhoria deve aguardar até o dia 9 de setembro para participar da votação popular no site Participe+.