Aplicativo e-saúdeSP registra 37 mil novos cadastros em um dia com lançamento do Passaporte da Vacina

Plataforma, que integra dados clínicos dos pacientes e telemedicina, contabiliza mais de 600 mil usuários

Com o lançamento do Passaporte da Vacina, que passa a ser exigido a partir desta quarta-feira (1º), o aplicativo e-saúdeSP registrou apenas ontem 37 mil novos cadastros. A plataforma, que reúne todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista e dispõe de recursos de telemedicina, contabiliza agora 611.148 usuários cadastrados desde que foi disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em agosto do ano passado.

Cabe destacar que, até o momento, o e-saúdeSP acumula mais de 2,6 milhões de acessos.

LEIA TAMBÉM: Saiba como acessar o Passaporte da Vacina no aplicativo e-saúdeSP

Para ter acesso ao app, basta entrar na loja de compras do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e criar uma senha. O app também está disponível nesta página.

Para acessar o aplicativo saúdeSP, basta seguir o tutorial neste endereço.

Passaporte
Além das opções já existentes no aplicativo, agora há um ícone chamado Passaporte da Vacina, no qual o munícipe tem acesso ao comprovante das vacinas antiCovid que recebeu e a um QR Code. Com esse código, os organizadores de eventos poderão visualizar o registro de vacinas do cidadão, que deverá ter ao menos uma dose para ingressar nos espaços. O cadastro também pode ser feito no site e-saúdesp

De acordo com o decreto publicado no último sábado (28), no Diário Oficial do Município, os serviços pertencentes ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar, para acesso ao local, comprovante de vacinação do cidadão contra Covid-19, que será autenticado pelo Passaporte da Vacina. A iniciativa visa dar mais segurança às pessoas contra a disseminação da Covid-19 na cidade de São Paulo.

A comprovação da condição vacinal também poderá ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação, ou de forma digital disponível nos aplicativos Poupatempo Digital, do governo do Estado e ConectSUS, do governo Federal.

Fica recomendado a todos os organizadores de eventos no município de São Paulo que solicitem, para acesso das pessoas às suas dependências, comprovante de vacinação contra Covid-19. Os eventos que não respeitarem as regras e restrições previstas no decreto e os demais protocolos estabelecidos ficarão sujeitos às penalidades cabíveis, conforme previsto no decreto nº 59.298, de 23 de março de 2020.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, aponta que “neste primeiro momento, a estratégia é utilizar o passaporte da vacina nos grandes eventos, com concentração acima de 500 pessoas, mas o documento cria uma cultura que um ambiente coletivo só deve ser frequentado por pessoas vacinadas”.

A SMS manterá o monitoramento da evolução da pandemia da Covid-19 na capital paulista com análises epidemiológicas periódicas, podendo elaborar novas recomendações a qualquer momento, considerando as diretrizes emanadas pelas demais autoridades de saúde.